26 de mar 2025
Alienações de veículos financiados nos EUA atingem maior nível desde 2009
Alienações de veículos financiados nos EUA atingem recorde em 2024, revelando a pressão financeira crescente sobre os consumidores.
Pátio de concessionária em Houston, nos EUA: custos de empréstimos mais elevados continuam prejudicando os proprietários de carros. (Foto: Mark Felix/Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Alienações de veículos financiados nos EUA atingem maior nível desde 2009
Ouvir a notícia
Alienações de veículos financiados nos EUA atingem maior nível desde 2009 - Alienações de veículos financiados nos EUA atingem maior nível desde 2009
As alienações de veículos financiados nos Estados Unidos atingiram o nível mais alto desde 2009, com cerca de 1,73 milhão de veículos alienados em 2024, um aumento de 16% em relação ao ano anterior e 43% comparado a 2022. Esse crescimento reflete a crescente pressão financeira sobre os consumidores, que enfrentam altas taxas de juros e preços elevados de automóveis. A última vez que se observou um número tão elevado de alienações foi durante a recuperação da crise financeira de 2008.
Os dados indicam que muitos consumidores estão tendo dificuldades para honrar seus compromissos financeiros. A Fitch Ratings reportou que a taxa de empréstimos automotivos de alto risco com mais de 60 dias de atraso subiu para 6,56% em janeiro, o maior índice desde o início da coleta de dados em 1994. Embora tenha havido uma leve melhora em fevereiro, com 6,43%, os números permanecem historicamente altos, evidenciando a fragilidade financeira de muitos proprietários de veículos.
Os custos de empréstimos também estão em alta, com a taxa média de financiamento automotivo alcançando 10,16% em fevereiro, o maior valor em quatro meses. O pagamento mensal típico para esses financiamentos é de US$ 748, o que representa um desafio significativo para os consumidores em um cenário de inflação persistente e aumento das taxas de juros.
A combinação de fatores, como a eliminação de medidas de alívio durante a pandemia e o aumento da inflação, resultou em um aumento nas alienações em 2022 e 2023, levantando preocupações sobre a desaceleração da economia dos Estados Unidos. A situação atual sugere que muitos americanos estão lutando para manter suas contas em dia, o que pode ter implicações mais amplas para a economia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.