12 de abr 2025
Investidores buscam segurança em títulos alemães amid crise econômica global
A turbulência nos mercados globais, impulsionada por tarifas de Trump, faz investidores buscarem segurança em títulos alemães, enquanto o novo governo planeja aumentar a dívida para revitalizar a economia.
Com a convulsão dos mercados globais esta semana, os investidores recompensaram a cautela da Alemanha (Foto: Markus Schreiber/AP)
Ouvir a notícia:
Investidores buscam segurança em títulos alemães amid crise econômica global
Ouvir a notícia
Investidores buscam segurança em títulos alemães amid crise econômica global - Investidores buscam segurança em títulos alemães amid crise econômica global
A Alemanha enfrenta críticas por seu conservadorismo fiscal, mantendo a dívida pública em níveis baixos. Contudo, a recente turbulência nos mercados globais, impulsionada por tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez com que investidores buscassem segurança em títulos alemães, conhecidos como "bunds". O rendimento dos títulos de dez anos caiu para 2,56%, enquanto os títulos do Tesouro americano subiram para 4,5%.
A instabilidade provocada pelas tarifas de Trump, que afetam severamente o comércio, impactou negativamente os ativos americanos, levando investidores a optar por alternativas mais seguras. A economia alemã, fortemente dependente das exportações, já enfrenta desafios, e a perspectiva de um aumento na dívida pública para revitalizar a economia gera preocupações. O novo governo planeja abandonar o limite de endividamento, permitindo a emissão de trilhões de euros em novas dívidas.
A classificação de crédito AAA da Alemanha é sustentada por sua baixa dívida em relação ao PIB, que está em torno de 60%. Em comparação, a dívida dos Estados Unidos representa cerca de 120% do PIB. A busca por segurança nos títulos alemães, em vez dos americanos, foi destacada por Sander Tordoir, economista-chefe do Centro para a Reforma Europeia, que afirmou que há um "prêmio real de segurança" associado à dívida do governo alemão.
O próximo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, anunciou um plano econômico para reanimar a economia em dificuldades. A combinação de uma economia estagnada e a pressão de novos empréstimos pode afetar a percepção dos investidores sobre a segurança dos títulos alemães. A situação continua a evoluir, à medida que o governo se prepara para enfrentar os desafios econômicos impostos pelas tarifas e pela desaceleração global.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.