08 de mai 2025
Banco da Inglaterra reduz taxa de juros para 4,25% em meio a incertezas econômicas
Banco da Inglaterra reduz taxa de juros para 4,25% em meio a incertezas econômicas causadas por tarifas dos EUA.
Governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, participa da coletiva de imprensa do Relatório de Política Monetária no Banco da Inglaterra, na cidade de Londres, em 8 de maio de 2025. (Foto: Carlos Jasso | Afp | Getty Images)
Ouvir a notícia:
Banco da Inglaterra reduz taxa de juros para 4,25% em meio a incertezas econômicas
Ouvir a notícia
Banco da Inglaterra reduz taxa de juros para 4,25% em meio a incertezas econômicas - Banco da Inglaterra reduz taxa de juros para 4,25% em meio a incertezas econômicas
O Banco da Inglaterra anunciou um corte de 0,25 ponto percentual em sua taxa de juros, reduzindo-a para 4,25%. A decisão, tomada em uma reunião do Comitê de Política Monetária, foi dividida, com cinco membros a favor do corte, dois propondo uma redução maior de 0,5 ponto e dois preferindo manter a taxa. O movimento ocorre em um contexto de crescimento econômico fraco e incertezas globais, especialmente devido às tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, destacou que a situação de tarifas e comércio gerou mais incerteza na economia britânica. Em entrevista, ele afirmou que, embora o acordo comercial com os EUA seja positivo, a economia do Reino Unido é muito aberta e, portanto, vulnerável a impactos externos. A palavra "incerteza" foi mencionada 41 vezes no relatório de política monetária, um aumento em relação a 36 menções em fevereiro.
O impacto das tarifas dos EUA deve reduzir o crescimento da economia britânica em 0,3% nos próximos três anos, segundo estimativas do banco. Apesar disso, a instituição acredita que os efeitos negativos sobre a inflação serão menores. Bailey ressaltou a necessidade de uma abordagem gradual e cuidadosa em relação a novos cortes nas taxas, dada a volatilidade da economia global.
A redução da taxa deve beneficiar consumidores e empresas, tornando o crédito mais acessível. Especialistas afirmam que a medida pode estimular o investimento e o consumo, especialmente entre pequenas e médias empresas. Contudo, a incerteza gerada pelas tarifas dos EUA pode impactar a confiança do consumidor e a atividade econômica no Reino Unido.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.