Economia

Mercados reagem a dados econômicos e discursos do BC e do Fed nesta segunda-feira

O Ibovespa subiu 2,70% na sexta feira, alcançando 128.218,59 pontos. O dólar caiu para R$ 5,6974, menor valor desde novembro de 2024. Lula participa de eventos importantes, incluindo a retomada da indústria naval. Trump ameaça tarifas a países do Brics, aumentando tensões comerciais. A confiança nas Forças Armadas do Brasil caiu, com apenas 24% de aprovação.

Funcionários de fábrica em Socorro, São Paulo (Foto: Rahel Patrasso/Reuters)

Funcionários de fábrica em Socorro, São Paulo (Foto: Rahel Patrasso/Reuters)

Ouvir a notícia

Mercados reagem a dados econômicos e discursos do BC e do Fed nesta segunda-feira - Mercados reagem a dados econômicos e discursos do BC e do Fed nesta segunda-feira

0:000:00

Os investidores estão atentos aos mercados nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, após o Ibovespa ter registrado uma valorização de 2,70% na sexta-feira, encerrando aos 128.218,59 pontos. O dólar também apresentou queda, recuando mais de 1% e sendo negociado abaixo de R$ 5,70, refletindo o enfraquecimento global da moeda americana. Esse movimento ocorreu após o governo Trump adiar tarifas de importação e a divulgação de dados que mostraram retração no varejo dos EUA.

A agenda econômica do dia no Brasil inclui a divulgação do IGP-10 de fevereiro às 8h, seguida pelo Boletim Focus às 8h25 e pelo IBC-Br de dezembro às 9h. Nos Estados Unidos, a sessão será marcada pela ausência de eventos relevantes devido ao feriado do Dia dos Presidentes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de uma cerimônia às 11h para a retomada da indústria naval e offshore, além de reuniões com ministros ao longo do dia.

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou tarifas aos países do Brics, afirmando que a ideia de uma moeda própria está "morta". A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, criticou o uso do dólar como arma. O bloco, que representa 31,5% do PIB global, discute alternativas para reduzir a dependência da moeda americana. Trump também anunciou que as tarifas serão impostas no dia 2 de abril, não no dia 1º, por superstição.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que a autoridade tem ferramentas para controlar a inflação e que a política de juros restritivos será mantida. Ele destacou que o Brasil pode ser menos afetado por tarifas impostas por Trump, em comparação ao México. Além disso, gestores de fundos estão voltando a investir no Brasil, apostando em títulos corporativos em dólar, impulsionados pela valorização do real e pela melhora na relação risco-retorno.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela