Economia

Microsoft mantém investimento de $80 bilhões em IA, mas pode ajustar infraestrutura

Microsoft planeja investir mais de $80 bilhões em data centers até junho. A empresa pode ajustar sua infraestrutura após cancelamentos de contratos de locação. Ações da Microsoft caíram 1,9% na sexta feira e 1% na segunda feira. Relatório aponta cancelamento de contratos com dois operadores de data centers. Microsoft é apoiadora do projeto Stargate, que visa expandir a capacidade de data centers.

"Satya Nadella, CEO da Microsoft, falando no Squawk Box da CNBC fora do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, em 22 de janeiro de 2025. (Foto: Gerry Miller | CNBC)"

"Satya Nadella, CEO da Microsoft, falando no Squawk Box da CNBC fora do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, em 22 de janeiro de 2025. (Foto: Gerry Miller | CNBC)"

Ouvir a notícia

Microsoft mantém investimento de $80 bilhões em IA, mas pode ajustar infraestrutura - Microsoft mantém investimento de $80 bilhões em IA, mas pode ajustar infraestrutura

0:000:00

A Microsoft reafirmou, nesta segunda-feira, seu compromisso de destinar mais de R$ 80 bilhões em despesas de capital, apesar de um relatório de analistas que sugeria o cancelamento de contratos de locação de centros de dados. A empresa reconheceu que pode "ajustar estrategicamente" sua infraestrutura em algumas áreas. As ações da Microsoft caíram 1,9% na sexta-feira, refletindo um dos piores dias do índice Dow Jones Industrial Average no ano.

O relatório da TD Cowen, que mencionou "verificações de canal", indicou que a Microsoft cancelou contratos com "pelo menos dois operadores privados de centros de dados". Em janeiro, a empresa havia anunciado planos de investimento focados em centros de dados que suportam cargas de trabalho de inteligência artificial, com o ano fiscal encerrando em junho. Um porta-voz da Microsoft afirmou que os planos de investimento continuam em andamento para atender à crescente demanda dos clientes.

As ações da Microsoft caíram 1% na segunda-feira, enquanto a Digital Realty Trust, uma empresa de centros de dados, viu suas ações desvalorizarem 2,7%. A Vistra, fornecedora de energia para centros de dados, registrou uma queda de quase 5%. Além de construir centros de dados para uso próprio e de clientes na nuvem pública Azure, a Microsoft também aluga capacidade de centros de dados através de empresas como a CoreWeave.

A Microsoft é um dos principais apoiadores da OpenAI e participa da iniciativa de centros de dados Stargate, avaliada em 500 bilhões de dólares, ao lado da Oracle e SoftBank. O porta-voz da Microsoft destacou que, devido aos investimentos significativos realizados até agora, a empresa está bem posicionada para atender à demanda crescente dos clientes, mencionando que no ano passado foi adicionada mais capacidade do que em qualquer outro ano da história.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela