10 de mar 2025
Kugler alerta para riscos de inflação e sugere manutenção das taxas de juros pelo Fed
A Governadora da Reserva Federal, Adriana Kugler, alerta sobre a inflação persistente. Expectativas de inflação subiram para 6% em fevereiro, impactando preços e salários. Incertezas sobre tarifas de importação podem elevar ainda mais os preços nos EUA. A Fed manteve a taxa de juros entre 4,25% e 4,5% após cortes recentes. Expectativa de estabilidade nas taxas de juros nas próximas reuniões do Fed.
Adriana Kugler, membro do Conselho de Governadores do Federal Reserve dos EUA, fala sobre a economia em Washington, DC, EUA, na quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024. (Foto: Al Drago | Bloomberg | Getty Images)
Ouvir a notícia:
Kugler alerta para riscos de inflação e sugere manutenção das taxas de juros pelo Fed
Ouvir a notícia
Kugler alerta para riscos de inflação e sugere manutenção das taxas de juros pelo Fed - Kugler alerta para riscos de inflação e sugere manutenção das taxas de juros pelo Fed
A governadora do Federal Reserve, Adriana Kugler, expressou preocupações sobre a persistência da inflação nos Estados Unidos, sugerindo que o banco central deve manter as taxas de juros inalteradas por enquanto. Em entrevista à CNBC, ela destacou um aumento nas expectativas de inflação, que podem influenciar como empresas definem preços e trabalhadores negociam salários. O Índice de Confiança do Consumidor mostrou que as expectativas de inflação para os próximos doze meses subiram para 6% em fevereiro, comparado a 5,2% no mês anterior.
Kugler enfatizou a importância de manter as expectativas de inflação bem ancoradas, afirmando que isso é crucial para a política econômica. Ela alertou que preços podem aumentar novamente, citando políticas em consideração que podem impactar a atividade econômica. A governadora também mencionou a incerteza em torno das tarifas impostas pela administração dos EUA sobre produtos de parceiros comerciais, que podem elevar os preços em ambos os lados.
Em suas declarações, Kugler indicou que os riscos de inflação devem ser considerados na perspectiva das taxas de juros do Fed. Ela afirmou que, dado o recente aumento nas expectativas de inflação e a falta de progresso em categorias-chave, pode ser apropriado manter a taxa de política monetária em seu nível atual por algum tempo. Desde setembro, o Fed cortou as taxas de juros três vezes, totalizando um ponto percentual, e atualmente a taxa de empréstimo noturno varia entre 4,25% e 4,5%.
As expectativas do mercado, conforme o FedWatch da CME Group, indicam uma chance de 97% de que o Fed mantenha as taxas inalteradas na próxima reunião. Contudo, a situação se torna menos clara, com cerca de 63% de probabilidade de que as taxas também sejam mantidas na reunião de maio, antes de uma possível redução em junho.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.