Economia

Eletrobras convoca assembleia para reformar estatuto e ampliar conselho de administração

A Eletrobras convocou assembleia geral extraordinária para 26 de fevereiro. Mudanças incluem aumento de membros no conselho e atuação no varejo de energia. Propostas visam aprimorar a governança corporativa e práticas internas. Número mínimo de membros independentes no conselho passará de cinco para seis. Regras novas impedirão acúmulo de mais de quatro cargos em colegiados abertos.

Logo da Eletrobras (Foto: REUTERS/Brendan McDermid)

Logo da Eletrobras (Foto: REUTERS/Brendan McDermid)

Ouvir a notícia

Eletrobras convoca assembleia para reformar estatuto e ampliar conselho de administração - Eletrobras convoca assembleia para reformar estatuto e ampliar conselho de administração

0:000:00

A Eletrobras convocou uma assembleia geral extraordinária (AGE) para o dia 26 de fevereiro com o objetivo de aprovar alterações em seu estatuto social. As mudanças incluem a ampliação do conselho de administração, que passará a ter dez membros, e a inclusão de diretrizes para a atuação no mercado varejista de energia elétrica. O anúncio foi feito em um documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

As propostas visam a consolidação de práticas de governança corporativa, conforme declarado pela Eletrobras. Entre as alterações, destaca-se o aumento do número mínimo de membros independentes no conselho, que subirá de cinco para seis, garantindo que os comitês de Auditoria e Riscos, Planejamento e Projetos, e de Pessoas e Governança sejam compostos exclusivamente por esses membros. Além disso, o quórum para deliberações no conselho será alterado de dois terços para maioria absoluta.

Outra proposta importante é a limitação do acúmulo de cargos, impedindo que um membro do conselho ocupe mais de quatro posições em outras companhias abertas. A Eletrobras enfatizou que os candidatos ao conselho devem ter reputação ilibada, conhecimentos adequados e disponibilidade de tempo para suas funções.

Por fim, a Eletrobras pretende incluir um detalhamento em seu objeto social para facilitar a comercialização de energia na modalidade varejista, buscando dar transparência e clareza ao processo. Essa mudança também é necessária para atender às exigências da Companhia da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela