03 de abr 2025
Tarifas de Trump podem elevar preços de ovos importados nos EUA, alertam especialistas
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas sobre ovos importados. As tarifas podem elevar os preços internos, que já estão altos devido à gripe aviária. O Brasil e a Coreia do Sul estão avaliando suas respostas às novas tarifas. A importação de ovos aumentou significativamente, especialmente da Turquia. Especialistas alertam que as tarifas podem encarecer ainda mais os produtos alimentícios.
Ilustração de teste de gripe aviária, ovos e a bandeira dos EUA (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Tarifas de Trump podem elevar preços de ovos importados nos EUA, alertam especialistas
Ouvir a notícia
Tarifas de Trump podem elevar preços de ovos importados nos EUA, alertam especialistas - Tarifas de Trump podem elevar preços de ovos importados nos EUA, alertam especialistas
As novas tarifas sobre ovos importados, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem impactar os preços internos, conforme afirmou a secretária de Agricultura, Brooke Rollins. Especialistas do setor alertam que essa medida pode elevar os custos em um momento em que os preços dos ovos já estavam em queda após recordes históricos. Rollins mencionou que as tarifas estão sendo discutidas com os países afetados, incluindo Turquia, Brasil e Coreia do Sul.
Desde 2022, os Estados Unidos enfrentam um surto de gripe aviária que resultou na morte de quase 170 milhões de aves, levando a um aumento nas importações de ovos. A tarifa básica de 10% afetaria as importações da Turquia e do Brasil, enquanto a Coreia do Sul enfrentaria uma taxa de 26%. Greg Tyler, CEO do USA Poultry & Egg Export Council, destacou que os fabricantes terão que decidir entre absorver os custos ou repassá-los aos consumidores, o que pode resultar em aumentos nos preços dos ovos processados.
Os preços dos ovos, embora tenham caído nas últimas semanas, ainda estão 60% acima do registrado no mesmo período do ano passado, com o preço de atacado em R$ 3 por dúzia. A demanda mais fraca e a diminuição dos casos de gripe aviária contribuíram para essa redução. No entanto, Rollins alertou que as tarifas podem gerar incertezas no curto prazo, sem garantir que os preços cairão rapidamente.
O governo brasileiro está avaliando sua resposta às novas tarifas, enquanto a Coreia do Sul implementou medidas emergenciais para apoiar as indústrias afetadas. A logística de importação de ovos, que já envolve custos significativos, pode ser ainda mais encarecida com a aplicação das tarifas, dificultando a competitividade das importações. Em janeiro e fevereiro, os Estados Unidos importaram mais de 1,6 milhão de dúzias de ovos, principalmente da Turquia, um aumento significativo em relação ao ano anterior.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.