Economia

Brasil projeta aumento nas exportações de ovos em meio à crise nos Estados Unidos

O Brasil prevê exportar 35 mil toneladas de ovos em 2025, quase o dobro de 2024. A ABPA ajustou a previsão após aumento da demanda dos EUA por ovos brasileiros. A Mantiqueira Brasil busca fusões para entrar no mercado americano, ampliando operações. Granja Faria planeja IPO nos EUA, refletindo a crescente presença brasileira no setor. O surto de gripe aviária nos EUA elevou preços e limitou a oferta de ovos no país.

Grupo que representa os exportadores brasileiros de aves, suínos e ovos está elevando sua estimativa para embarques de ovos ao exterior para até 35 mil toneladas em 2025, quase o dobro das 18 mil toneladas do ano passado. (Foto: Bloomberg)

Grupo que representa os exportadores brasileiros de aves, suínos e ovos está elevando sua estimativa para embarques de ovos ao exterior para até 35 mil toneladas em 2025, quase o dobro das 18 mil toneladas do ano passado. (Foto: Bloomberg)

Ouvir a notícia

Brasil projeta aumento nas exportações de ovos em meio à crise nos Estados Unidos - Brasil projeta aumento nas exportações de ovos em meio à crise nos Estados Unidos

0:000:00

O Brasil está se preparando para aumentar suas exportações de ovos, impulsionado pela escassez enfrentada pelos Estados Unidos devido ao pior surto de gripe aviária altamente patogênica já registrado. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) elevou sua previsão de embarques para até 35 mil toneladas em 2025, quase o dobro das 18 mil toneladas do ano anterior, representando um aumento de 67% em relação à previsão anterior. O presidente da ABPA, Ricardo Santin, destacou que essa revisão considera as exportações de janeiro e a crescente demanda dos EUA.

Neste ano, os EUA começaram a permitir a importação de ovos brasileiros para a produção de alimentos destinados ao consumo humano, após restrições anteriores que limitavam a utilização dos ovos apenas para ração animal. Embora o Brasil não tenha um acordo sanitário que permita a venda direta de ovos frescos aos consumidores americanos, as empresas dos EUA podem importar e processar os ovos. Ao mesmo tempo, empresas brasileiras, como a Mantiqueira Brasil, estão buscando expandir sua presença no mercado americano, avaliando fusões ou aquisições.

O surto de gripe aviária nos EUA resultou na morte de dezenas de milhões de galinhas, reduzindo a oferta de ovos e elevando os preços a níveis recordes. Supermercados começaram a limitar a quantidade de ovos que os clientes podem comprar, e alguns restaurantes impuseram taxas extras. O governo Trump anunciou planos para aumentar as importações de ovos para até 100 milhões, como parte de uma estratégia para conter o surto e reduzir os preços.

Em janeiro, o Brasil exportou 2.357 toneladas de ovos, com um aumento de 33% nas vendas para os EUA em comparação ao ano anterior. Apesar desse crescimento, esse volume ainda representa uma fração da produção total dos EUA, que foi superior a 8 bilhões de ovos no mesmo mês. A situação atual reflete um desequilíbrio entre a alta demanda e a baixa oferta no mercado interno brasileiro, resultando em um aumento significativo nos preços dos ovos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela