09 de abr 2025
Apple pode transferir produção do iPhone para os EUA, mas custos podem dobrar
Apple pode transferir produção do iPhone para os EUA, mas custo pode subir até 90%. A corrida por compras já começou.
Corrida às lojas para comprar produtos da Apple antes que aumentem por causa das tarifas de Trump (Foto: Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Apple pode transferir produção do iPhone para os EUA, mas custos podem dobrar
Ouvir a notícia
Apple pode transferir produção do iPhone para os EUA, mas custos podem dobrar - Apple pode transferir produção do iPhone para os EUA, mas custos podem dobrar
A Apple considera transferir a produção do iPhone para os Estados Unidos, mas essa mudança pode resultar em um aumento de até 90% no custo de fabricação, segundo analistas do Bank of America (Bofa). O diretor e analista sênior de pesquisa de ações da instituição, Wamsi Mohan, aponta que o custo da mão de obra nos EUA é significativamente mais alto, o que poderia elevar o preço do iPhone em 25%. Além disso, muitas peças ainda precisariam ser importadas da China, o que acarretaria tarifas adicionais.
O debate sobre a realocação da produção ocorre em meio a uma intensificação da guerra comercial entre os EUA e a China. O presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou as tarifas sobre produtos chineses para 125%, enquanto a China impôs tarifas retaliatórias de 84% sobre produtos americanos. Apesar de um aumento de 10% nas ações da Apple após a notícia, a empresa acumula uma queda de 23% no ano, resultando em uma perda de US$ 479 bilhões em valor de mercado.
A Rosenblatt Securities alertou que as tarifas poderiam impactar severamente as ações da Apple, enquanto Dan Ives, da Wedbush, descreveu a guerra tarifária como um "desastre completo". O temor de um aumento nos preços dos produtos levou a uma corrida às compras de iPhones no último fim de semana. Para que a Apple torne viável a montagem final dos iPhones nos EUA, seria necessário obter isenções tarifárias para componentes fabricados fora do país, mas Mohan não acredita que isso aconteça.
A situação destaca os desafios que a Apple enfrenta em um cenário de custos crescentes e tensões comerciais. A possibilidade de aumento significativo nos preços dos iPhones pode afetar a demanda e a percepção do mercado sobre a empresa, que já enfrenta dificuldades em manter sua posição em um ambiente competitivo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.