Economia

Indústria do luxo enfrenta incertezas com tarifas de Donald Trump e queda no consumo

Tarifas impostas pelo governo Trump geram incertezas na indústria de luxo, afetando preços e comportamento de compra dos consumidores.

Indústria do luxo tem futuro incerto em meio ao 'tarifaço' do governo de Donald Trump (Foto: Bloomberg/Agência O Globo)

Indústria do luxo tem futuro incerto em meio ao 'tarifaço' do governo de Donald Trump (Foto: Bloomberg/Agência O Globo)

Ouvir a notícia

Indústria do luxo enfrenta incertezas com tarifas de Donald Trump e queda no consumo - Indústria do luxo enfrenta incertezas com tarifas de Donald Trump e queda no consumo

0:000:00

As empresas de luxo enfrentam um cenário desafiador após a imposição de tarifas pelo governo Trump. A expectativa de um ambiente favorável, com desregulamentação e crescimento econômico, foi substituída por incertezas, incluindo aumento de preços e mudanças no comportamento de compra dos consumidores. Os Estados Unidos, que representaram 24% dos gastos globais em luxo no último ano, agora lidam com tarifas de até 20% sobre importações da União Europeia e 145% sobre produtos da China.

A indústria do luxo, que já enfrentava dificuldades devido a uma recessão na Alemanha e à desaceleração das vendas na China, agora teme que as tarifas impactem ainda mais as vendas. Marcas como LVMH e Chanel não comentaram sobre como as tarifas afetarão seus negócios, embora os Estados Unidos tenham sido responsáveis por 25% da receita do grupo LVMH em 2024. Especialistas preveem que os preços dos produtos de luxo subirão se as tarifas permanecerem.

Os consumidores de luxo, que geralmente são mais resilientes em tempos de recessão, podem não se sentir tão confiantes devido à incerteza econômica atual. Cerca de 70% dos compradores de luxo são considerados "clientes abastados e aspiracionais", que podem optar por não gastar em itens de alto valor. A percepção negativa em relação ao luxo, que já existia, pode se intensificar, dificultando a recuperação da confiança dos clientes.

Além disso, a turbulência no mercado pode beneficiar vendedores de bens de luxo vintage. A possibilidade de um mercado cinza, onde produtos de luxo são comprados no exterior e revendidos nos Estados Unidos, também é considerada. A tendência do "luxo silencioso", onde os consumidores evitam exibir marcas visíveis, pode ressurgir, refletindo um ambiente de insegurança e cautela entre os consumidores.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela