25 de abr 2025
Trabalhadores com carteira assinada podem contratar novo crédito consignado pelos bancos
A partir de hoje, trabalhadores com carteira assinada podem contratar o Crédito do Trabalhador diretamente pelos bancos, facilitando o acesso ao crédito.
Carteira de trabalho e previdência social. Trabalhadores podem pedir o novo consignado direto com o banco (Foto: Gabriel Cabral - 22.jul.19/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Trabalhadores com carteira assinada podem contratar novo crédito consignado pelos bancos
Ouvir a notícia
Trabalhadores com carteira assinada podem contratar novo crédito consignado pelos bancos - Trabalhadores com carteira assinada podem contratar novo crédito consignado pelos bancos
A partir de hoje, 25 de abril, trabalhadores com carteira assinada podem contratar o Crédito do Trabalhador diretamente pelos canais digitais dos bancos. Antes, essa linha de crédito consignado só estava disponível por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). A mudança visa aumentar a concorrência e reduzir as taxas de juros.
Com a nova fase, trinta e duas instituições financeiras já estão habilitadas a oferecer o crédito. A expectativa é que a adesão de mais bancos amplie o acesso ao crédito, que permite o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento. Isso deve facilitar a migração de dívidas existentes para a nova linha, que promete juros mais baixos.
O Banco do Brasil informou que o crédito pode ser simulado e contratado por meio de seu aplicativo, internet banking e terminais de autoatendimento. O Itaú Unibanco também disponibiliza a contratação pelo aplicativo, com análise rápida de crédito. O Santander e o Bradesco estão entre as instituições que também oferecerão a nova linha, embora o Bradesco ainda esteja finalizando a implementação.
Desde o lançamento do programa, em março, já foram liberados cerca de R$ 8 bilhões em empréstimos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) projeta que, com a nova fase, o volume de crédito consignado pode superar R$ 120 bilhões até 2025. O crédito é destinado a todos os empregados com carteira assinada, incluindo trabalhadores rurais e domésticos, além de microempreendedores individuais (MEIs).
Os trabalhadores que já possuem um consignado ativo podem solicitar a migração para a nova linha a partir de hoje. A portabilidade entre bancos estará disponível a partir de 6 de junho. O desconto das parcelas será feito mensalmente, respeitando o limite de 35% do salário.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.