Um funcionário da Apple passa por uma ilustração de iPhones na nova Apple Carnegie Library durante a inauguração e a prévia para a mídia em Washington, EUA, em 9 de maio de 2019. (Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne/Foto de Arquivo)

Um funcionário da Apple passa por uma ilustração de iPhones na nova Apple Carnegie Library durante a inauguração e a prévia para a mídia em Washington, EUA, em 9 de maio de 2019. (Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne/Foto de Arquivo)

Ouvir a notícia

Apple planeja transferir montagem de iPhones vendidos nos EUA para a Índia até 2026 - Apple planeja transferir montagem de iPhones vendidos nos EUA para a Índia até 2026

0:000:00

A Apple planeja transferir a montagem de todos os iPhones vendidos nos Estados Unidos para a Índia até o final de 2026. A decisão, reportada pelo Financial Times, é uma resposta à guerra comercial iniciada pelo ex-presidente Donald Trump, que pressionou a empresa a reduzir sua dependência da China.

A estratégia da Apple visa diversificar sua cadeia de suprimentos e atender à demanda crescente por seus dispositivos no mercado americano. A empresa pretende dobrar sua produção na Índia, passando de 40 milhões para mais de 80 milhões de iPhones por ano. Atualmente, a maioria dos iPhones é montada na China, principalmente por fornecedores como a Foxconn.

As tarifas impostas por Trump, que resultaram em uma perda de US$ 700 bilhões no valor de mercado da Apple, aceleraram essa mudança. Embora a Apple tenha investido na construção de capacidade de produção na Índia, ainda depende de fornecedores chineses para muitos componentes. A montagem é a última etapa do processo de produção, que envolve a integração de centenas de peças.

Tarifas e negociações também influenciam a decisão. Enquanto a Índia enfrenta uma tarifa recíproca de 26%, essa taxa está suspensa enquanto o país busca um acordo comercial com os EUA. Em contrapartida, os dispositivos importados da China estão sujeitos a uma tarifa de 20%.

A Apple tem aumentado sua produção na Índia por meio de parcerias com empresas locais, como a Tata Electronics. O vice-presidente dos EUA, JD Vance, destacou que os dois países estão fazendo "progressos muito bons" em suas relações comerciais. A Apple divulgará seus resultados trimestrais na próxima semana, e investidores aguardam ansiosos para entender o impacto das tarifas em seus negócios.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela