Tênis das marcas Nike e MLB à venda em uma barraca em Hanói, Vietnã em 12 de abril de 2025. (Foto: Linh Pham)

Tênis das marcas Nike e MLB à venda em uma barraca em Hanói, Vietnã em 12 de abril de 2025. (Foto: Linh Pham)

Ouvir a notícia

Indústria de calçados pede ao governo dos EUA isenção de tarifas para evitar crise - Indústria de calçados pede ao governo dos EUA isenção de tarifas para evitar crise

0:000:00

A Footwear Distributors and Retailers of America, associação que representa fabricantes de calçados nos Estados Unidos, solicitou ao presidente Donald Trump isenções tarifárias. Em carta datada de 29 de abril, o grupo alertou que as tarifas atuais representam uma “ameaça existencial” para a indústria de calçados.

As tarifas impostas pelo governo Trump têm gerado preocupações sobre o aumento dos preços dos calçados e o fechamento de empresas. A carta, assinada por marcas como Nike, Under Armour, Puma e a subsidiária americana da Adidas, destaca que muitos fabricantes não conseguem absorver os altos custos impostos pelas tarifas.

O documento afirma que, se a situação não mudar, trabalhadores e consumidores americanos de calçados sofrerão. As empresas argumentam que as tarifas não trarão a fabricação de calçados de volta aos Estados Unidos, pois isso exigiria investimentos significativos e anos de planejamento.

Os principais fornecedores de calçados, como Vietnã e Indonésia, enfrentam algumas das tarifas mais altas. Por exemplo, metade dos calçados da Nike é fabricada no Vietnã. No mês passado, Trump anunciou uma pausa de 90 dias em algumas tarifas, incluindo as aplicadas a esses países, o que gerou reações negativas nos mercados financeiros e entre líderes empresariais.

A associação enfatiza que a indústria não tem meses para se adaptar a esse novo regime tarifário, que pode resultar em tarifas de até 220%. A situação exige ação imediata para evitar a escassez de produtos no mercado americano.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela