Economia

GWM reposiciona a marca ORA para fortalecer sua linha de veículos elétricos

A GWM inicia nova fase da ORA com a nomeação de Lv Wenbin e promete lançar quatro modelos elétricos para revitalizar as vendas.

Conheça o caviar brasileiro e sua diferença das ovas tradicionais (Foto: Reprodução)

Conheça o caviar brasileiro e sua diferença das ovas tradicionais (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

GWM reposiciona a marca ORA para fortalecer sua linha de veículos elétricos - GWM reposiciona a marca ORA para fortalecer sua linha de veículos elétricos

0:000:00

A Great Wall Motors (GWM) anunciou, em 20 de junho, a nomeação de Lv Wenbin como CEO da ORA, sua marca de veículos elétricos. A posição estava vaga desde que Zhao Yongpo, também CEO da Haval, ocupava interinamente o cargo. Essa mudança sinaliza uma nova estratégia para a ORA, que inclui a reconstrução da rede de concessionárias e o lançamento de pelo menos quatro novos modelos elétricos.

Nos últimos 14 meses, a ORA enfrentou uma queda nas vendas e não introduziu novos produtos. As operações da marca estavam integradas à rede da Haval, levando a especulações sobre sua possível descontinuação. Contudo, a GWM desmentiu esses rumores em um evento com concessionários na sede da empresa em Baoding, onde apresentou os novos modelos da ORA, incluindo SUVs e um sedã com caçamba.

Novos Rumos e Desafios

A GWM planeja expandir o alcance da ORA, que anteriormente focava no público feminino, com produtos que tenham maior apelo técnico. Atualmente, cerca de 400 lojas da ORA permanecem ativas, principalmente em cidades menores. A GWM operou duas redes integradas nos últimos meses, e a nova fase da ORA dependerá da aceitação dos novos modelos no mercado.

Lv Wenbin, engenheiro de formação e ex-diretor técnico da Haval, será o primeiro CEO da ORA com um perfil técnico, influenciando diretamente o desenvolvimento dos produtos. A GWM considera integrar as equipes de desenvolvimento e vendas, aproximando engenheiros das demandas do mercado. A ORA e a Wey serão as pioneiras nesse novo modelo.

Reposicionamento e Expectativas

Criada em 2018, a ORA inicialmente visava o segmento de entrada, mas não conseguiu manter o sucesso. A marca teve um pico de vendas em 2021, com 135 mil unidades, mas desde 2022 enfrentou dificuldades, incluindo a descontinuação de modelos que geravam prejuízos. A GWM promete realizar de um a dois lançamentos por ano, com a versão perua do Lightning Cat já apresentada na feira de Xangai.

Apesar do novo reposicionamento, a estratégia da GWM ainda favorece modelos híbridos. O presidente da empresa, Wei Jianjun, afirmou que os modelos híbridos representam o futuro da GWM, o que explica a concentração de produtos eletrificados nas marcas Haval, Wey e Tank. A nova fase da ORA busca equilibrar inovação e expansão, com a expectativa de aumentar sua presença no mercado de veículos elétricos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela