11 de mai 2025
Koyo Kouoh, curadora da Bienal de Veneza 2026, morre aos 57 anos na Suíça
Koyo Kouoh, curadora da Bienal de Veneza 2026, faleceu aos 57 anos, deixando um legado significativo na arte contemporânea.
Koyo Kouoh, nomeada curadora da 61ª Bienal de Veneza, em 2026, morreu aos 57 anos. (Foto: MARCO LONGARI / AFP)
Ouvir a notícia:
Koyo Kouoh, curadora da Bienal de Veneza 2026, morre aos 57 anos na Suíça
Ouvir a notícia
Koyo Kouoh, curadora da Bienal de Veneza 2026, morre aos 57 anos na Suíça - Koyo Kouoh, curadora da Bienal de Veneza 2026, morre aos 57 anos na Suíça
Curadora da Bienal de Veneza de 2026, Koyo Kouoh, faleceu aos 57 anos. A notícia foi divulgada pela organização do evento neste sábado, dia 10. A causa da morte não foi revelada, nem o local exato na Suíça onde ocorreu.
Kouoh, que era natural da Camarões e residia na Suíça, foi a primeira mulher africana a assumir a curadoria da Bienal de Veneza. Sua indicação ocorreu em dezembro de 2022. Ela estava prestes a anunciar o título e o tema da exposição principal da 61ª edição, programada para ocorrer entre abril e novembro de 2026.
Antes de Kouoh, apenas Okwui Enwezor, nigeriano, havia ocupado o cargo de curador da Bienal, em 2015. Desde 2019, Koyo era diretora executiva do Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (MOCAA), na Cidade do Cabo, que abriga a maior coleção de arte contemporânea do continente africano. Além disso, fundou a Raw Material Company, um centro de arte em Dacar, Senegal.
A Bienal de Veneza descreveu a morte de Kouoh como "surpreendente e prematura", ressaltando que sua partida deixa um "imenso vazio" no mundo da arte contemporânea. A curadora anterior, Adriano Pedrosa, havia sido responsável pela edição de 2024, que teve como tema "Estrangeiros por toda parte".
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.