02 de mai 2025
A música de Aldir Blanc é celebrada em ranking das mais tocadas após cinco anos de sua morte
"Coração pirata" lidera o ranking das músicas mais tocadas de Aldir Blanc, com João Bosco como o maior intérprete de suas obras.
O compositor e escritor Aldir Blanc (Foto: Leo Martins / Agencia O Globo)
Ouvir a notícia:
A música de Aldir Blanc é celebrada em ranking das mais tocadas após cinco anos de sua morte
Ouvir a notícia
A música de Aldir Blanc é celebrada em ranking das mais tocadas após cinco anos de sua morte - A música de Aldir Blanc é celebrada em ranking das mais tocadas após cinco anos de sua morte
No próximo domingo, completa cinco anos da morte de Aldir Blanc, um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB). Um levantamento inédito do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) revela que "Coração pirata" é a canção mais tocada do compositor, seguida por "O bêbado e a equilibrista" e "Entre a serpente e a estrela".
A música "O bêbado e a equilibrista", que se tornou um clássico na voz de Elis Regina, também é a canção de Blanc mais regravada. O intérprete que mais gravou suas obras é João Bosco, com 232 registros cadastrados. Outros artistas, como Moacyr Luz, Guinga, Elis Regina e Leila Pinheiro, também se destacam por regravarem suas composições.
Os dados do Ecad, que é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais, mostram um panorama do impacto de Aldir Blanc na música brasileira. O ranking das músicas mais reproduzidas é o seguinte:
- Coração pirata
- O bêbado e a equilibrista
- Entre a serpente e a estrela
- A viagem
- Resposta ao tempo
- Incompatibilidade de gênios
- Corsário
- De frente pro crime
- Kid cavaquinho
- O mestre sala dos mares
A relevância de Aldir Blanc na MPB continua a ser celebrada, mesmo após cinco anos de sua partida.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.