23 de jul 2025
Eslovênia aprova legalização do suicídio assistido em votação histórica
Eslovênia aprova suicídio assistido para adultos com doenças terminais, enquanto Reino Unido e Escócia debatem legislações semelhantes.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Eslovênia aprova legalização do suicídio assistido em votação histórica
Ouvir a notícia
Eslovênia aprova legalização do suicídio assistido em votação histórica - Eslovênia aprova legalização do suicídio assistido em votação histórica
A Eslovênia legalizou o suicídio assistido para adultos com doenças terminais, após votação no Parlamento que resultou em 50 votos a favor e 34 contra. A nova legislação permitirá que pacientes em sofrimento severo e sem perspectivas de recuperação optem por encerrar suas vidas de forma assistida.
O referendo realizado no ano passado já indicava um apoio popular à medida, com 55% dos eslovenos a favor da legalização. A prática já é permitida em países como Canadá, Bélgica e Austrália, refletindo uma tendência crescente na Europa.
Enquanto isso, o Parlamento britânico está considerando uma legislação semelhante, com um projeto de lei apresentado pela deputada trabalhista Kim Leadbeater. A proposta, que ainda precisa passar pela Câmara dos Lordes, não é parte do programa governamental e enfrenta resistência de ativistas contrários ao suicídio assistido.
Na Escócia, o debate sobre a legalização também está em andamento, com propostas sendo discutidas em fase de comissão. A votação final sobre o assunto deve ocorrer entre o final de 2025 e o início de 2026, dependendo das emendas propostas. A Igreja da Escócia reafirmou sua posição contrária à prática durante um recente debate em sua Assembleia Geral.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.