25 de fev 2025
Portugal brilha com oito novas estrelas Michelin, incluindo duas para chefs mulheres
Portugal mantém oito restaurantes com duas estrelas Michelin e adiciona oito novos com uma estrela. O restaurante Marlene, da chef Marlene Vieira, destaca se como a primeira mulher a receber uma estrela nesta fase. O guia reconheceu cinco novos estabelecimentos com Bib Gourmand e um com a estrela verde de sustentabilidade. O secretário de Turismo, Pedro Machado, elogia a autenticidade e singularidade da gastronomia portuguesa. O diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec, vê Portugal como um destino gastronômico em ascensão.
Chefs contemplados na segunda edição exclusiva do guia Michelin em Portugal (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Portugal brilha com oito novas estrelas Michelin, incluindo duas para chefs mulheres
Ouvir a notícia
Portugal brilha com oito novas estrelas Michelin, incluindo duas para chefs mulheres - Portugal brilha com oito novas estrelas Michelin, incluindo duas para chefs mulheres
O investimento no turismo internacional tem impulsionado a cena gastronômica de Portugal, que combina tradições locais com abordagens contemporâneas. Na segunda edição do guia Michelin no país, realizada em 25 de setembro de 2024, todos os oito restaurantes com duas estrelas mantiveram suas distinções. A lista de uma estrela, que reconhece cozinhas de alto nível, ganhou oito novos estabelecimentos, totalizando 38.
Entre os novos premiados, destaca-se o restaurante Marlene, da chef Marlene Vieira, que se tornou a primeira mulher a receber uma estrela Michelin nesta fase do guia. Ela dedicou o prêmio à sua equipe, especialmente a uma chef que se tornou mãe recentemente. A chef Rita Magro, premiada como jovem chef do ano em 2024, também conquistou sua primeira estrela pelo Blind, em Porto, enquanto Vítor Matos brilhou com o Antiqvvm e recebeu estrelas em outros dois restaurantes.
O guia também incluiu o mineiro Habner Gomes, que recebeu sua primeira estrela pelo Yōso, em Lisboa, destacando a autenticidade e qualidade de seus pratos. Além disso, cinco novos restaurantes foram adicionados ao rol dos Bib Gourmand, que reconhece opções com bom custo-benefício, e um estabelecimento ganhou a estrela verde de sustentabilidade.
O secretário de Turismo, Pedro Machado, ressaltou que a campanha gastronômica deste ano focou em frescura, sustentabilidade e generosidade, consolidando Portugal como um destino gastronômico em ascensão. O diretor internacional do guia, Gwendal Poullennec, destacou o compromisso dos chefs do Norte com a tradição e os ingredientes regionais, evidenciando a diversidade culinária do país, que vai além de Lisboa e Porto.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.