20 de mai 2025
Gorjeta obrigatória gera polêmica em meio ao crescimento da gastronomia carioca
Gorjeta obrigatória nos restaurantes pode estar prejudicando o atendimento. É hora de repensar essa prática e torná la realmente opcional.
A gorjeta é mesmo opcional? (Foto: Imagem usando ativos da Freepik.com)
Ouvir a notícia:
Gorjeta obrigatória gera polêmica em meio ao crescimento da gastronomia carioca
Ouvir a notícia
Gorjeta obrigatória gera polêmica em meio ao crescimento da gastronomia carioca - Gorjeta obrigatória gera polêmica em meio ao crescimento da gastronomia carioca
O Rio de Janeiro recebeu recentemente dois novos restaurantes estrelados no Guia Michelin, destacando a crescente sofisticação da gastronomia carioca. A cidade tem visto a abertura de novos estabelecimentos, que atraem um público exigente e disposto a pagar por experiências gastronômicas de alto nível.
Entretanto, a discussão sobre a gorjeta obrigatória nos restaurantes se intensifica. A prática, que foi aumentada de 10% para 13% sem aviso prévio, gera desconforto entre os clientes. Muitos defendem que a gorjeta deveria ser opcional, como em serviços de transporte por aplicativo e entrega de comida, onde o cliente decide se deseja ou não recompensar o serviço prestado.
A proposta sugere que, ao tornar a gorjeta realmente voluntária, o atendimento poderia melhorar. O autor do texto destaca que, em outros países, onde a gorjeta é opcional, o serviço costuma ser mais eficiente. A ideia é que a gratificação seja uma recompensa pelo bom atendimento, e não uma obrigação que gera constrangimento.
Além disso, a experiência de ir a um restaurante pode ser afetada pela percepção do garçom sobre o cliente. Situações em que o atendimento é desdenhoso podem levar à decisão de não pagar a gorjeta, o que, por sua vez, pode resultar em um clima desconfortável. A reflexão proposta é que, ao reverter essa prática, o foco no atendimento de qualidade poderia ser restaurado, beneficiando tanto os clientes quanto os profissionais da área.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.