30 de abr 2025
Restaurantes no Brasil que proporcionam experiências muito além da comida
Chefs renomados apostam em uma imersão completa na hora da refeição
Salão incógnito fica dentro do Chez Claude do Leblon e promove experiências gastronômicas e sensoriais que duram cerca de 2h20. / Foto: Tomas Rangel (CNN)
Ouvir a notícia:
Restaurantes no Brasil que proporcionam experiências muito além da comida
Ouvir a notícia
Restaurantes no Brasil que proporcionam experiências muito além da comida - Restaurantes no Brasil que proporcionam experiências muito além da comida
A arte da gastronomia é amplamente vista como apenas a sensação do paladar, da percepção dos diferentes gostos colidindo em nossas papilas gustativas, porém, cada dia mais esse conceito vai mudando. Os chamados restaurantes imersivos propõem uma completa integração sensorial do cliente no momento de saborear seus pratos, seja através da visão, do tato, ou oferecendo vivências gastronômicas únicas. A seguir, selecionamos os estabelecimentos que vão muito além de apenas uma deliciosa refeição.
1. Mesa ao lado - Rio de Janeiro
O restaurante carioca foi pensado pelo chef francês Claude Troigrois e os diretores artísticos Batman Zavareze e Césio Lima, com seu primeiro diferencial sendo um ambiente mais intimista, com apenas 12 clientes por noite. O destaque do estabelecimento são suas músicas e projeções, que enchem a sala com uma experiência sensorial completa durante o menu-degustação de 8 tempos, combinando os pratos assinados pelo mestre da cozinha com imagens e vídeos misturados com trilhas sonoras que complementam toda a proposta, que começa pontualmente às 20h e dura 2h20. Ele fica localizado na Rua Conde Bernardotte, número 26 no bairro do Leblon.
2. Noitê - São Paulo
Criado pelo chef paraibano Onildo Rocha, o restaurante Noitê carrega consigo uma proposta multissensorial com um estilo em temporadas, onde o nordestino viaja pelo Brasil, buscando novos sabores de diferentes culturas e regiões, para assim, montar um menu-degustação de 12, 8 ou 5 tempos, a critério do cliente. O ambiente também não deixa a desejar, com um teto que inclui uma obra artística de Gustavo Greco que muda de acordo com a estação do restaurante, deixando qualquer um vislumbrando não apenas pela comida, mas com todo o carinho pela tradição apresentada. Atualmente, o estabelecimento tem como foco a chapada da diamantina, com sua temporada “Terra Altar”. Ele fica localizado no topo do Shopping Light, no centro da grande São Paulo.
3. Dinning in the Dark - São Paulo
Uma experiência completamente diferente do que estamos acostumados quando o assunto é jantar, é o Dining in the Dark, um restaurante internacional, agora em São Paulo. Sua principal proposta é apresentar aos clientes uma refeição completa totalmente às cegas. Ao chegar no estabelecimento, os visitantes são vendados e levados até suas mesas, onde são aconselhados a manterem sua visão completamente nula até o fim da vivência, que conta com 3 cardápios misteriosos: Verde, Azul e Vermelho, cada um com uma temática única de sabores. O local fica no Hotel Pullman, na Vila Olímpia, onde operam apenas com reserva 5 dias antes do evento.
4. Casa 201
Localizada no Rio de Janeiro, a Casa 201 antes de virar um restaurante era uma residência no Jardim Botânico que esteve fechada por mais de 10 anos antes de sua reabertura como uma experiência gastronômica única. Administrada pelo chef João Paulo Frankenfeld, o espaço traz uma pegada speakeasy, que proporciona uma atmosfera intimista, com jazz tocando durante toda a noite. Os ingredientes utilizados são todos produzidos pelo cozinheiro, desde o queijo até a cerveja, tudo leva um toque pessoal. O local fica situado na Rua Lopes Quintas, no bairro do Jardim Botânico.
5. Tetto Rooftop - Estados variados
Diferente dos outros itens da lista, este estabelecimento oferece uma maior variedade de localizações, presente nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e com projetos de expansão para o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O conceito do restaurante é inspirado nos rooftops de Nova York, que apostam em um ambiente descontraído porém sofisticado e valorizam a vista e a posição no topo dos arranha-céus. Um ótimo exemplo é o de Balneário Camboriú, no Espírito Santo, que conta com paineis de LED com aproximadamente 130m², além de uma varanda de vidro infinito — tudo para proporcionar uma vivência única ao cliente quando combinada com a música e a comida.
Esses restaurantes mostram que comer bem vai muito além do sabor. Com propostas que misturam arte, ambiente e sensações, eles transformam uma simples refeição em algo memorável.. Uma boa refeição pode, sim, ser transformadora — e, no Brasil, opções para vivê-la de um jeito único não faltam.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.