21 de mar 2025
Prefeitura de São Paulo lança cão-robô para reforçar segurança na Avenida Paulista
Avenida Paulista ganha reforço na segurança com o Programa Paulista Mais Segura, que promete monitoramento intensivo e tecnologia avançada.
GCM de patins na Avenida Paulista (Foto: Reprodução SPTV)
Ouvir a notícia:
Prefeitura de São Paulo lança cão-robô para reforçar segurança na Avenida Paulista
Ouvir a notícia
Prefeitura de São Paulo lança cão-robô para reforçar segurança na Avenida Paulista - Prefeitura de São Paulo lança cão-robô para reforçar segurança na Avenida Paulista
A Prefeitura de São Paulo anunciou, na última sexta-feira (21), o lançamento do Programa Paulista Mais Segura, em um evento realizado em frente à Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista. Esta iniciativa, coordenada pela Secretaria da Segurança Urbana, visa aumentar o monitoramento da área, que é um importante centro econômico e turístico da cidade, com foco na proteção da população e na prevenção de crimes.
O programa implementará um sistema de monitoramento 24 horas que abrangerá quase três quilômetros, desde a Praça dos Ciclistas até a Praça Oswaldo Cruz. As áreas prioritárias incluem as estações do Metrô, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Rua Augusta e o Consulado Japonês. Para isso, a operação contará com um efetivo de 376 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), além de tecnologia avançada do Smart Sampa, que inclui 68 câmeras, drones, um cão-robô e uma base móvel.
Em 2024, a situação de segurança na Avenida Paulista se mostrou preocupante, com uma média de sete celulares roubados por dia. Apesar desse número alarmante, houve uma queda de 32% nos registros de furtos e roubos de aparelhos eletrônicos em comparação a 2023, que teve 3.800 casos. Em 2024, foram registrados 2.600 incidentes desse tipo, indicando uma tendência de melhora, embora ainda preocupante.
O lançamento do Programa Paulista Mais Segura é uma resposta direta a esses dados, buscando aumentar a sensação de segurança e proteger tanto os moradores quanto os visitantes da região. A combinação de recursos humanos e tecnológicos é vista como uma estratégia essencial para enfrentar os desafios de segurança pública na capital paulista.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.