10 de fev 2025
Estudos alertam que a meta de aquecimento de 1,5°C do Acordo de Paris pode ter sido ultrapassada
Dois estudos indicam que a meta de 1,5°C do Acordo de Paris pode já ter sido ultrapassada. O ano de 2024 foi o primeiro a registrar aquecimento acima de 1,5°C. Probabilidades de aquecimento contínuo variam de 60% a 99% em novos cenários climáticos. A saída dos EUA do Acordo de Paris agrava a crise climática global. Ações imediatas são cruciais para evitar consequências catastróficas e limitar o aquecimento.
Ano de 2024 foi o 1º a ultrapassar o limiar de 1,5°C de aquecimento em relação ao período anterior à Revolução Industrial (Foto: Nikola Belopitov/Pixabay)
Ouvir a notícia:
Estudos alertam que a meta de aquecimento de 1,5°C do Acordo de Paris pode ter sido ultrapassada
Ouvir a notícia
Estudos alertam que a meta de aquecimento de 1,5°C do Acordo de Paris pode ter sido ultrapassada - Estudos alertam que a meta de aquecimento de 1,5°C do Acordo de Paris pode ter sido ultrapassada
Dois novos estudos publicados na revista Nature Climate Change alertam que a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius pode já ter sido ultrapassada. As pesquisas indicam que o planeta está enfrentando recordes de calor, o que sugere que a meta pode estar comprometida. O cientista climático James Hansen também advertiu que a Terra pode ultrapassar 2 graus de aquecimento nas próximas duas décadas, caso não haja ações imediatas.
A pesquisa de Alex Cannon, da Environment and Climate Change Canada, aponta que há uma probabilidade entre 60% e 80% de que o limite de Paris já tenha sido ultrapassado, considerando que o ano de 2024 registrou 12 meses consecutivos com temperaturas acima de 1,5 graus. Se essa tendência persistir por 18 meses, a ultrapassagem será "virtualmente certa".
Por outro lado, o estudo liderado por Emanuele Bevacqua, do Centro Helmholtz de Pesquisas Ambientais, analisou dados climáticos históricos e concluiu que a primeira ocorrência de um ano ultrapassando um limite de temperatura geralmente se dá dentro de um período de 20 anos de aquecimento. Assim, a probabilidade de que 2024 marque o início desse período é alta, variando de 66% a 99%, dependendo das emissões.
Apesar das projeções alarmantes, os pesquisadores enfatizam que ainda é possível evitar a ultrapassagem permanente da meta do Acordo de Paris. Bevacqua ressalta que a redução das emissões de gases de efeito estufa é crucial para manter o aquecimento abaixo de 2 graus. A atual conjuntura internacional, no entanto, apresenta desafios, com a saída dos Estados Unidos do Acordo e a possibilidade de outros países seguirem o mesmo caminho, o que pode dificultar os esforços globais para combater as mudanças climáticas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.