Notícias

Amorgos declara estado de emergência após série de terremotos na Grécia

Amorgos declarou estado de emergência em 12 de fevereiro devido a tremores. A ilha registrou 14 mil sismos entre 26 de janeiro e 9 de fevereiro. Santorini, com 20 mil habitantes, também está em estado de emergência. Autoridades organizam voos extras para evacuar moradores e turistas. Santorini, famosa no turismo, teme repetir tragédia de 1956 com terremoto fatal.

"O Mar Mediterrâneo é visto do Mosteiro de Hozoviotissa em Amorgos, na Grécia. (Foto: Apolline Guillerot-Malick/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)"

"O Mar Mediterrâneo é visto do Mosteiro de Hozoviotissa em Amorgos, na Grécia. (Foto: Apolline Guillerot-Malick/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)"

Ouvir a notícia

Amorgos declara estado de emergência após série de terremotos na Grécia - Amorgos declara estado de emergência após série de terremotos na Grécia

0:000:00

A ilha de Amorgos, na Grécia, declarou estado de emergência nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, em resposta à intensa atividade sísmica na região. A medida segue a decisão da ilha de Santorini, que adotou o mesmo procedimento na semana passada após um terremoto de magnitude 5,2 na escala Richter. O objetivo é facilitar o envio de assistência governamental e a gestão de possíveis desastres.

Dados da Universidade de Atenas revelaram que entre 26 de janeiro e 9 de fevereiro, a região, incluindo Santorini, Amorgos, Ios e Anafi, registrou 14 mil tremores. Em decorrência disso, escolas foram fechadas e o comitê de emergência recomendou que os moradores evitassem aglomerações em ambientes fechados e se afastassem dos portos. Amorgos, com menos de 2 mil habitantes, é considerada menos suscetível a danos sísmicos devido à sua geografia rochosa e menor densidade de construções.

Santorini, por sua vez, está localizada na fronteira de duas placas tectônicas e frequentemente enfrenta tremores. A ilha faz parte do Arco Vulcânico Helênico, um dos mais ativos da Europa, com mais de 100 mil tremores registrados nos últimos 400 mil anos. A intensidade dos sismos recentes levou as autoridades a organizarem voos extras para facilitar a saída de habitantes e turistas, com cerca de 11 mil pessoas já tendo deixado a ilha, que abriga 20 mil cidadãos.

O histórico de terremotos em Santorini gera preocupação, especialmente após o desastre de 1956, quando um tremor de magnitude 7,5 resultou na morte de 53 pessoas e deixou mais de 100 feridos. A ilha, famosa por seu turismo, atrai cerca de 3,4 mil visitantes anualmente, e as autoridades estão em alerta para evitar que tragédias passadas se repitam.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela