07 de mar 2025
Visualização impactante revela aquecimento global alarmante em cores vibrantes
A visualização de Zeke Hausfather revela aumento alarmante nas temperaturas globais. Anos de 2023 e 2024 estão entre os mais quentes, superando 1,5°C. Dados mostram aquecimento acelerado desde 1940, com cores que vão do azul ao vermelho. O ano de 2022 foi o mais quente já registrado, quebrando recordes anteriores. Cientistas alertam que cada fração de grau a mais traz impactos severos para humanos e ecossistemas.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Visualização impactante revela aquecimento global alarmante em cores vibrantes
Ouvir a notícia
Visualização impactante revela aquecimento global alarmante em cores vibrantes - Visualização impactante revela aquecimento global alarmante em cores vibrantes
Uma nova visualização impactante criada pelo cientista climático Zeke Hausfather revela um panorama alarmante do aquecimento global. A imagem, que se assemelha a uma flor desabrochando, mostra a aumento das temperaturas globais diárias entre 1940 e o final de 2024, em comparação com o período anterior ao uso massivo de combustíveis fósseis. À medida que os dados se expandem, a coloração se torna cada vez mais vermelha, simbolizando o aumento das temperaturas.
Hausfather, que é líder de pesquisa climática na Stripe e cientista de pesquisa na Berkeley Earth, destaca que visualizações eficazes tornam as mudanças climáticas “mais viscerais e compreensíveis”. Ele enfatiza que a evolução das temperaturas globais nos últimos 85 anos evidencia como o planeta aqueceu rapidamente nas últimas décadas, com 2023 e 2024 apresentando temperaturas alarmantes em comparação a anos anteriores. O ano passado foi o mais quente já registrado, superando um recorde estabelecido em 2022, e foi o primeiro a ultrapassar 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, um limite crítico para o clima.
Os cientistas têm enfrentado dificuldades para explicar completamente o calor extraordinário dos últimos anos. Embora o aumento das temperaturas seja impulsionado principalmente pela queima de combustíveis fósseis e pelo padrão climático natural El Niño, esses fatores não explicam totalmente a rápida elevação das temperaturas. Contudo, é claro que cada fração de grau adicional de aquecimento traz consequências severas para humanos e ecossistemas, incluindo incêndios, tempestades e inundações mais frequentes e intensas.
Hausfather alerta que o aquecimento global se acelerou nos últimos anos, representando uma ameaça significativa à vida humana e ao mundo natural, caso não sejam tomadas medidas para reduzir as emissões.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.