Notícias

Temperaturas recordes em 2024 aceleram derretimento de gelo e elevam nível do mar

Em 2024, a temperatura média global atingiu 1,55ºC acima do normal. O aumento de temperatura causou deslocamento de 800.000 pessoas em todo o mundo. O nível do mar subiu significativamente, com aumento médio de 4,7 mm por ano. Fatores como erupções vulcânicas e mudanças solares contribuíram para o aquecimento. O derretimento do gelo polar pode alterar a circulação oceânica global.

Iceberg flutua em torno do gelo perto de Nuuk, Groenlândia (Foto: REUTERS/Sarah Meyssonnier)

Iceberg flutua em torno do gelo perto de Nuuk, Groenlândia (Foto: REUTERS/Sarah Meyssonnier)

Ouvir a notícia

Temperaturas recordes em 2024 aceleram derretimento de gelo e elevam nível do mar - Temperaturas recordes em 2024 aceleram derretimento de gelo e elevam nível do mar

0:000:00

Os níveis recordes de gases de efeito estufa contribuíram para um aumento histórico das temperaturas em 2024, conforme relatado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). As temperaturas médias anuais atingiram 1,55 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais, superando o recorde de 2023 em 0,1ºC. O Acordo de Paris, firmado em 2015, estabelece a meta de limitar o aquecimento a 1,5ºC em relação à média de 1850-1900, e a OMM indicou que o aumento atual está entre 1,34 e 1,41°C, aproximando-se desse limite.

John Kennedy, coordenador científico da OMM, destacou que um único ano com temperaturas acima de 1,5 grau não significa que o limite do Acordo de Paris foi oficialmente ultrapassado. No entanto, as incertezas nos dados não podem ser descartadas. O relatório também menciona que fatores como mudanças no ciclo solar, uma erupção vulcânica significativa e a redução de aerossóis de resfriamento podem ter contribuído para o aumento das temperaturas.

O clima extremo resultou em graves consequências globais, com secas levando à escassez de alimentos e desastres naturais, como inundações e incêndios florestais, deslocando cerca de 800.000 pessoas, o maior número desde 2008. Além disso, as temperaturas dos oceanos atingiram níveis recordes, acelerando o aquecimento e aumentando a acidificação devido ao aumento das concentrações de CO2.

O derretimento acelerado das geleiras e do gelo marinho elevou o nível do mar, que aumentou em média 4,7 milímetros por ano entre 2015 e 2024, em comparação com 2,1 mm de 1993 a 2002. Kennedy alertou sobre as implicações a longo prazo desse derretimento, que pode alterar a circulação oceânica e, consequentemente, afetar o clima global.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela