10 de mai 2025
Cidades dos Estados Unidos enfrentam afundamento acelerado devido à extração de água
Estudo revela que 25 das 28 maiores cidades dos EUA estão afundando, afetando 34 milhões de pessoas, com Houston liderando o ranking.
Estátua da Liberdade em foto aérea do porto de Nova York (Foto: Saul Loeb - 23.fev.2014/AFP)
Ouvir a notícia:
Cidades dos Estados Unidos enfrentam afundamento acelerado devido à extração de água
Ouvir a notícia
Cidades dos Estados Unidos enfrentam afundamento acelerado devido à extração de água - Cidades dos Estados Unidos enfrentam afundamento acelerado devido à extração de água
As maiores cidades dos Estados Unidos enfrentam um problema crescente de afundamento, conforme revela um estudo da Columbia Climate School. A pesquisa, publicada na revista Nature Cities, indica que 25 das 28 cidades mais populosas do país estão afundando em diferentes graus, afetando 34 milhões de pessoas.
O estudo aponta que a cidade mais afetada é Houston, no Texas, seguida por Fort Worth e Dallas. Outras áreas impactadas incluem Nova York, Las Vegas, Washington D.C. e San Francisco. Os pesquisadores utilizaram dados de satélite para analisar os movimentos verticais da Terra, constatando que dois terços ou mais da superfície dessas cidades estão em processo de afundamento.
Causas do Afundamento
A pesquisa destaca que a extração de água subterrânea é responsável por 80% do afundamento total. No Texas, o problema é agravado pelo bombeamento de petróleo e gás. O autor principal do estudo, Leonard Ohenhen, afirma que o crescimento contínuo das cidades levará à expansão para regiões que já estão afundando.
Além disso, o estudo revela que algumas cidades apresentam desníveis em relação a áreas vizinhas, o que pode resultar em inclinações perigosas para prédios e infraestruturas. Embora apenas 1% da superfície das 28 cidades esteja em áreas onde o movimento diferencial pode afetar estruturas, essas áreas estão localizadas em núcleos urbanos densos, que abrigam cerca de 29 mil prédios.
Impactos Futuros
Os pesquisadores alertam que o crescimento populacional e o uso contínuo da água, somados a secas, devem agravar a situação. O estudo conclui que, à medida que as cidades se expandem, o risco de afundamento e suas consequências para a infraestrutura urbana se tornam cada vez mais preocupantes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.