10 de mai 2025
Marcele Oliveira é eleita campeã climática da juventude na COP30 em Belém
Marcele Oliveira, de 26 anos, é a nova campeã climática da juventude da COP30 e busca amplificar vozes jovens nas negociações climáticas.
Marcele Oliveira, campeã climática da juventude da COP30, em Brasília (Foto: Arquivo pessoal)
Ouvir a notícia:
Marcele Oliveira é eleita campeã climática da juventude na COP30 em Belém
Ouvir a notícia
Marcele Oliveira é eleita campeã climática da juventude na COP30 em Belém - Marcele Oliveira é eleita campeã climática da juventude na COP30 em Belém
A ativista Marcele Oliveira, de 26 anos, foi eleita campeã climática da juventude da COP30, que ocorrerá em novembro de 2023 em Belém, Brasil. Sua missão é representar os jovens nas negociações sobre mudanças climáticas e incentivar a criatividade nas discussões.
Marcele, natural do Realengo, no Rio de Janeiro, é produtora cultural formada pela Universidade Fluminense e ingressou no ativismo ambiental em 2019. Ela já participou de conferências climáticas desde a COP27, realizada no Egito em 2022. Em sua trajetória, destacou-se no movimento Parque Realengo 100% Verde, que resultou em políticas públicas para parques urbanos na cidade.
A nova campeã climática enfatiza a importância de traduzir os debates sobre clima para torná-los mais acessíveis. “Acredito que a cultura é uma estratégia essencial para a conscientização climática,” afirma. Marcele também cofundou a coalizão O Clima É de Mudança, que promove ações e eventos voltados para a juventude.
Desafios e Oportunidades
Com a expectativa de receber cerca de 50 mil pessoas, a COP30 enfrenta desafios logísticos, como a infraestrutura de Belém. Marcele sugere acampamentos como alternativa de hospedagem. Ela acredita que o evento pode ser uma oportunidade para o Brasil se afirmar como uma liderança climática.
A seleção para o cargo de jovem campeão climático teve 154 inscritos, sendo a maioria mulheres. Marcele foi incentivada a se candidatar por pessoas que reconheceram seu potencial de liderança. “Estou muito feliz e honrada com a escolha do meu nome,” comemora.
A participação ativa da juventude nas políticas climáticas é uma das prioridades de Marcele, que busca garantir que as vozes dos jovens sejam ouvidas nas negociações.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.