Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

São Paulo terá museus sobre favela e cultura indígena em 2022, anuncia governo

São Paulo terá três novos museus — favelas, culturas indígenas — com expansão do Museu da Diversidade Sexual; reabertura do Museu do Ipiranga em setembro de 2022

Fachada do Palácio dos Campos Elíseos, que irá abrigar o Museu das Favelas, com inauguração prevista para 2022
0:00
Carregando...
0:00
  • O governador João Doria e o secretário Sérgio Sá Leitão anunciaram, para 2022, três novos museus em São Paulo: Museu das Favelas, Museu das Culturas Indígenas e ampliação do Museu da Diversidade Sexual.
  • O Museu das Favelas ficará no Palácio dos Campos Elíseos, no centro da cidade; o Museu das Culturas Indígenas será instalado próximo ao parque da Água Branca, na zona oeste.
  • O Museu da Diversidade Sexual manterá a sede na estação República, mas passará por ampliação e ganhará uma nova unidade, ainda com local a ser definido, além de foco em acolhimento e formação.
  • Os espaços terão áreas de exposições permanentes e temporárias, além de restaurantes, biblioteca e auditório, com participação de comunidades, incluindo a Central Única das Favelas (Cufa).
  • O Museu do Ipiranga reabre em setembro de 2022, após reformas, com lançamento de material digital sobre sua história.

O governo de São Paulo anunciou a criação de três novos museus para 2022. São eles: o Museu das Favelas, o Museu das Culturas Indígenas e a ampliação do Museu da Diversidade Sexual. A divulgação foi feita pelo governador João Doria e pelo secretário de Cultura Sérgio Sá Leitão nesta segunda-feira.

O Museu das Favelas ficará no Palácio dos Campos Elíseos, na região central. O Museu das Culturas Indígenas será instalado próximo ao parque da Água Branca, na zona oeste. O Museu da Diversidade Sexual manterá a sede na estação República, mas terá expansão e ganhará uma nova unidade ainda por definir.

As novas instituições incluirão áreas permanentes e temporárias, centros de referência e formação, restaurante, café, auditório e biblioteca. O centro de formação do Museu da Diversidade Sexual terá foco em empreendedorismo e o espaço oferecerá acolhimento.

As obras são descritas como demandas das comunidades, desenvolvidas em parceria com elas. Sérgio Sá Leitão afirmou que os museus mudam a forma de enxergar as comunidades, destacando potencial onde antes havia invisibilidade. A Central Única das Favelas participa do processo, com Preto Zezé ressaltando a protagonização das comunidades.

Além disso, o Museu do Ipiranga, no parque da Independência, reabre em setembro de 2022, após obras iniciadas em 2019. Durante a reforma, o museu disponibilizou uma linha do tempo digital para contar sua história.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais