09 de fev 2025
Teleférico da Providência reabre com horário ampliado e promete beneficiar comunidade
O Teleférico da Providência reabriu com horário estendido, operando das 6h às 23h. A Prefeitura estima que cinco mil pessoas serão atendidas diariamente pelo transporte. O teleférico, parte do programa Morar Carioca, passou por reformas de 2017 a abril de 2024. Moradores relatam melhorias na qualidade de vida e economia com o novo transporte. O movimento em comércios locais aumentou, beneficiando a economia da comunidade.
"Teleférico da Providência volta a funcionar em horário ampliado (Foto: Anna Clara Sancho)"
Ouvir a notícia:
Teleférico da Providência reabre com horário ampliado e promete beneficiar comunidade
Ouvir a notícia
Teleférico da Providência reabre com horário ampliado e promete beneficiar comunidade - Teleférico da Providência reabre com horário ampliado e promete beneficiar comunidade
Após nove meses de operação parcial, o Teleférico da Providência, localizado no Centro do Rio de Janeiro, voltou a funcionar com horário estendido neste domingo. O transporte, que inicia na Rua Rivadavia Corrêa, na Gamboa, agora opera das 6h às 23h durante a semana, das 6h às 19h aos sábados e das 8h às 16h aos domingos e feriados, totalizando 17 horas de funcionamento nos dias úteis, um aumento em relação às 12 horas anteriores. A Prefeitura estima que o teleférico, que é gratuito, atenda cerca de cinco mil pessoas diariamente.
Com 16 gôndolas que comportam até oito passageiros cada, o teleférico oferece cinco velocidades diferentes. A viagem da primeira estação até a Central do Brasil, a terceira e última, leva oito minutos na velocidade mínima e apenas três minutos na máxima. A pé, o trajeto leva cerca de trinta minutos. O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Osmar Lima, destacou que o aumento de 60% no horário de funcionamento é um grande benefício para a população, melhorando a qualidade de vida dos moradores e facilitando o acesso ao trabalho e lazer.
O teleférico, parte do programa Morar Carioca de urbanização, foi inaugurado em 2014 e está sob a gestão da prefeitura desde 2021. Ele ficou fechado de 2017 até abril de 2024, quando as atividades foram retomadas após obras realizadas por empresas especializadas. Paulo Luiz de Andrade, morador da comunidade há 63 anos, ressaltou a importância do teleférico, que substitui o transporte precário que os moradores utilizavam anteriormente.
Os impactos positivos do teleférico são visíveis na comunidade. João Pedro Moura de Souza, estudante de 25 anos, celebrou a economia que fará ao não precisar mais de mototáxi, enquanto Juraci Vilela, proprietária de um bar na Praça Américo Brum, notou um aumento significativo no movimento após o retorno do teleférico, destacando que o faturamento havia caído durante o fechamento. O retorno do transporte é visto como uma conquista importante para os moradores e para o comércio local.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.