Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Itamaraty negocia venda de petróleo ao Japão após fechamento de Hormuz

Itamaraty avança negociação de petróleo brasileiro com o Japão após o fechamento de Hormuz, com Mauro Vieira e Petrobras buscando ampliar o abastecimento japonês

Posto de gasolina mostra o preço do combustível, que atingiu preço recorde no Japão
0:00
Carregando...
0:00
  • O Itamaraty está articulando a venda de petróleo brasileiro para o Japão, que busca alternativas de abastecimento após o fechamento do estreito de Hormuz.
  • O chanceler Mauro Vieira, em missão a Tóquio, foi acompanhado por um executivo da Petrobras para dar andamento a uma negociação iniciada antes da viagem.
  • A reunião ocorreu em 18 de maio e contou com a presença de Ryosei Akazawa, chefe da Economia, Comércio e Indústria de Tóquio, entre outros.
  • Vieira se encontrou com o chanceler japonês, Toshimitsu Motegi, e com o titular da Agricultura, Norikazu Suzuki, em formato de diálogo estratégico.
  • Segundo notas de Tóquio, o Brasil está preparado para dialogar construtivamente sobre a aquisição de petróleo bruto pelo Japão, em meio à menor disponibilidade de fontes no Oriente Médio.

O Itamaraty articula a venda de petróleo brasileiro para o Japão, em meio ao fechamento do Estreito de Hormuz. A operação envolve o Ministério das Relações Exteriores e a Petrobras, conforme apuração da Folha.

Em missão a Tóquio, o chanceler Mauro Vieira acompanhou um executivo da Petrobras para dar andamento a uma negociação iniciada antes da viagem. A reunião ocorreu em 18 de maio, com a participação de Ryosei Akazawa, chefe da Economia, Comércio e Indústria de Tóquio.

O chanceler brasileiro também reuniu-se com o ministro japonês das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, e com o ministro da Agricultura, Norikazu Suzuki. O objetivo foi ampliar as relações econômicas, principalmente em energia e recursos naturais.

Segundo notas de Tóquio, Vieira e Akazawa discutiram fortalecer laços nesse eixo, enquanto Motegi sinalizou abertura para dialogar sobre a aquisição de petróleo bruto brasileiro. A iniciativa já vinha sendo tratada desde março, em diálogos com outras nações asiáticas.

A Folha procurou a Petrobras para esclarecer a negociação, mas não houve retorno até a publicação. O contexto inclui o impacto do fechamento de Hormuz, que eleva a procura por fontes alternativas de abastecimento no Japão.

Dados oficiais indicam que cerca de 90% do petróleo consumido pelo Japão chega pelo estreito de Hormuz. A dependência da região explica o interesse japonês em buscar fornecedores estáveis, como o Brasil, diante da instabilidade regional.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais