- O senador Cleitinho (Republicanos-MG) retirou a assinatura da PEC apresentada por Rogério Marinho (PL-RN) sobre jornada de trabalho.
- Cleitinho disse que assinou por “gentileza” em retribuição ao apoio de colegas da direita à sua própria PEC sobre a jornada 5×2.
- Ele afirmou estar “magoado” com a repercussão negativa e as cobranças recebidas de seguidores e apoiadores.
- Sem a assinatura dele, o texto passa a ter 39 senadores de apoio.
- A retirada é considerada simbólica e não atrapalha a tramitação da proposta.
O senador Cleitinho (Republicanos-MG) retirou a assinatura da PEC apresentada por Rogério Marinho (PL-RN) sobre a jornada de trabalho, após pressão de eleitores nas redes. A retirada ocorreu de forma abrupta, segundo o próprio parlamentar.
A justificativa trazida por Cleitinho foi a sensação de ter agido por gentileza, em retribuição ao apoio de parlamentares da direita à PEC dele pela defesa da jornada 5×2. Ele afirma estar magoado com a repercussão negativa e as cobranças recebidas.
Com a retirada, o texto passa a ter 39 signatários, o que mantém o apoio necessário para seguir no Senado. Segundo a defesa da medida, a decisão é simbólica e não atrapalha a tramitação do projeto. A matéria segue em pauta com ou sem a assinatura dele.
Contexto e próximos desdobramentos
Cleitinho diz que quer debater o tema de forma mais ampla, com foco no impacto da jornada de trabalho na vida das pessoas. Não voltou a defender a proposta de Marinho, apenas sinalizou disposição para o debate público sem indicar apoio adicional.
A bancada da direita já havia demonstrado apoio inicial à iniciativa, que é apresentada como alternativa a propostas já discutidas no Legislativo. A PEC continua, portanto, em tramitação, com a ausência de um único signatário não alterando a lógica de construção da maioria.
Entre na conversa da comunidade