- Senador Rogério Marinho afirma que as tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros prejudicam o Brasil.
- Em entrevista à CNN, ele disse que o presidente Lula terá de negociar com a Casa Branca e conduzir as tratativas da melhor forma possível.
- Marinho chamou de bravata a fala de Lula sobre ter “química” com o presidente americano, Donald Trump.
- A sobretaxação de 25% foi justificada pelos EUA alegando omissão do Brasil em medidas contra trabalho forçado.
- O senador afirmou que falta no Brasil um estadista sem viés ideológico, criticando hostilidade percebida de Lula aos EUA.
O senador Rogério Marinho (PL-RN) afirmou que as tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros prejudicam a economia do país. A crítica foi feita em entrevista ao programa Bastidores CNN, nesta quarta-feira (3).
Marinho disse que o governo brasileiro precisa negociar com a Casa Branca, diante da declaração de Lula sobre ter uma relação próxima com o presidente americano. O senador classifica a relação como uma responsabilidade de conduzir a negociação de forma cuidadosa.
A sobretaxa de 25% foi justificada pelos EUA com a alegação de omissão do Brasil em agir contra o uso de trabalho forçado no comércio de mercadorias. O peso da medida é visto como impacto direto na competitividade da indústria nacional.
O parlamentar afirmou ainda que o Brasil necessita de um líder com interlocução internacional menos inclinada a viés ideológico e mais atento aos interesses nacionais. Segundo ele, a pauta passa pela capacidade de dialogar com diferentes governos.
Entre na conversa da comunidade