12 de abr 2025
Gabonenses votam em eleição histórica sem candidatos da família Bongo na disputa presidencial
Gabon realiza eleições presidenciais sem um membro da família Bongo na disputa, após um golpe que destituiu Ali Bongo. Gen Brice Oligui Nguema, que liderou o golpe, é um dos candidatos, mas enfrenta críticas por um processo eleitoral considerado injusto. Cerca de um milhão de eleitores são esperados nas urnas, em busca de mudanças após 55 anos de governo da mesma família.
Cerca de um milhão de pessoas são esperadas para votar (Foto: AFP)
Ouvir a notícia:
Gabonenses votam em eleição histórica sem candidatos da família Bongo na disputa presidencial
Ouvir a notícia
Gabonenses votam em eleição histórica sem candidatos da família Bongo na disputa presidencial - Gabonenses votam em eleição histórica sem candidatos da família Bongo na disputa presidencial
Eleitores de Gabão vão às urnas para escolher o próximo presidente em um cenário inédito, sem a presença de um membro da família Bongo na disputa. O ex-presidente Ali Bongo foi deposto há 19 meses pelo general Brice Oligui Nguema, que alterou a constituição para se candidatar.
Oito candidatos concorrem ao cargo, incluindo a única mulher na corrida, Gninga Chaning Zenaba, e o ex-primeiro-ministro Alain Claude Bilie-by-Nze. A votação, que pode envolver até um milhão de eleitores, ocorre em meio a críticas sobre a nova constituição e o processo eleitoral.
Os resultados devem ser divulgados a partir de domingo, mas a contagem pode se estender por mais dias. Apesar da riqueza em petróleo e madeira, cerca de 35% da população vive abaixo da linha da pobreza, com muitos eleitores clamando por mudanças significativas na governança e na criação de empregos.
Durante a campanha, Oligui Nguema dominou a publicidade nas ruas de Libreville, enquanto seus rivais lutaram para alcançar os eleitores. Críticos apontam que o novo sistema eleitoral favorece sua candidatura, com um limite de idade que exclui um de seus principais concorrentes, Albert Ondo Ossa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.