19 de abr 2025
Governadores se preparam para eleições de 2026; 13 miram o Senado e 9 buscam reeleição
Treze governadores brasileiros miram o Senado em 2026, enquanto nove buscam reeleição. Quatro se lançam à Presidência e um não disputará.
Governadores se reúnem com o presidente Lula para discutir a proposta de emenda da segurança pública, em outubro do ano passado (Foto: Pedro Ladeira/Pedro Ladeira/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Governadores se preparam para eleições de 2026; 13 miram o Senado e 9 buscam reeleição
Ouvir a notícia
Governadores se preparam para eleições de 2026; 13 miram o Senado e 9 buscam reeleição - Governadores se preparam para eleições de 2026; 13 miram o Senado e 9 buscam reeleição
Treze governadores planejam disputar o Senado em 2026, enquanto outros nove priorizam a reeleição. A movimentação indica um cenário eleitoral aquecido para as eleições do próximo ano, com os chefes do Executivo estadual definindo suas estratégias.
Claudio Castro, do Rio de Janeiro, Renato Casagrande, do Espírito Santo, João Azevedo, da Paraíba, Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, Carlos Brandão, do Maranhão, Helder Barbalho, do Pará, Wilson Lima, do Amazonas, Marcos Rocha, de Rondônia, Antonio Denarium, de Roraima, Gladson Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, e Wanderlei Barbosa, do Tocantins, são os governadores que têm o Senado como prioridade.
Nove governadores, por outro lado, buscam a reeleição em seus estados. Jorginho Mello, de Santa Catarina, Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Jerônimo Rodrigues, da Bahia, Fábio Mitidieri, de Sergipe, Raquel Lyra, de Pernambuco, Elmano de Freitas, do Ceará, Rafael Fonteles, do Piauí, Clécio Luís, do Amapá e Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, integram este grupo.
Quatro governadores se declararam pré-candidatos à Presidência da República. Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Ratinho Jr., do Paraná, Romeu Zema, de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado, de Goiás, sinalizam suas ambições para o Palácio do Planalto.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, é o único que já anunciou que não disputará eleições em 2026, encerrando seu segundo mandato no cargo. Helder Barbalho, por sua vez, pode ser indicado como vice na chapa de Lula à reeleição, alterando seus planos originais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.