12 de mai 2025
Cinco milhões de eleitores têm até segunda-feira para regularizar situação eleitoral
Regularize seu título de eleitor até 19 de setembro para evitar cancelamento. Cerca de cinco milhões ainda têm pendências.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Cinco milhões de eleitores têm até segunda-feira para regularizar situação eleitoral
Ouvir a notícia
Cinco milhões de eleitores têm até segunda-feira para regularizar situação eleitoral - Cinco milhões de eleitores têm até segunda-feira para regularizar situação eleitoral
O prazo final para regularização da situação eleitoral termina em 19 de setembro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que cerca de cinco milhões de brasileiros ainda têm pendências e podem ter o título de eleitor cancelado. Eleitores que não votaram ou justificaram nas últimas três eleições são considerados "faltosos".
Desde o início do período de regularização, em 7 de março, mais de 111 mil cidadãos já buscaram resolver suas pendências. Para verificar a situação do título, os eleitores devem acessar os portais do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A consulta é gratuita e deve ser feita em páginas oficiais da Justiça Eleitoral.
Caso existam multas pendentes, os eleitores podem quitá-las pelo autoatendimento eleitoral disponível nos sites ou pelo aplicativo e-Título. Também é possível ir pessoalmente ao cartório eleitoral com a documentação necessária. Eleitores que estavam fora do país no dia da votação podem apresentar justificativa após o pleito, com prazo de até 60 dias após cada turno.
O cancelamento do título não se aplica a algumas situações específicas, como a apresentação de justificativas válidas. É fundamental estar em dia com a situação eleitoral para exercer o direito de voto e realizar diversas atividades que exigem a quitação eleitoral.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.