15 de mai 2025
Milhares de eleitores enfrentam atrasos e problemas para votar nas eleições em Portugal
Atrasos na entrega de cédulas de voto no exterior podem comprometer a participação de eleitores nas eleições em Portugal.
Eleitor deposita cédula com seu voto para a eleição ao Parlamento de Portugal em 2024 (Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP)
Ouvir a notícia:
Milhares de eleitores enfrentam atrasos e problemas para votar nas eleições em Portugal
Ouvir a notícia
Milhares de eleitores enfrentam atrasos e problemas para votar nas eleições em Portugal - Milhares de eleitores enfrentam atrasos e problemas para votar nas eleições em Portugal
Milhares de eleitores portugueses enfrentam atrasos na entrega de cédulas no exterior, a três dias das eleições para primeiro-ministro e deputados do Parlamento de Portugal. Aproximadamente 1,58 milhão de cédulas foram enviadas a cidadãos portugueses e estrangeiros com direito a voto por correspondência. Em 2024, 209 mil votaram.
No Brasil, onde há cerca de 277 mil eleitores, muitos relatam que as cédulas não chegaram ou foram entregues com atraso. As cédulas começaram a chegar apenas nesta semana em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Apesar dos problemas, alguns eleitores conseguiram receber as cédulas a tempo.
Os votos devem ser enviados até sábado, dia 17 de maio, e precisam chegar a Portugal até 28 de maio, conforme as regras da Comissão Nacional de Eleições (CNE). O secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas, José Cesário, destacou que o principal problema é o retorno dos votos a Portugal, que leva pelo menos 12 dias. Além do Brasil, outros países fora da Europa também enfrentam dificuldades com os correios.
Apenas 1,3 mil emigrantes e eleitores com dupla nacionalidade optaram por votar presencialmente nos consulados portugueses no Brasil. A maioria escolheu o consulado de Belém, com 1,2 mil votos. Em São Paulo, que possui 118 mil eleitores, apenas dois votaram no consulado, enquanto no Rio de Janeiro, com 91 mil eleitores, apenas um optou pelo voto presencial. O círculo de eleitores fora da Europa elege dois deputados para o Parlamento de Portugal, que conta com 230 representantes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.