16 de mai 2025
Prazo para regularizar título de eleitor termina na próxima segunda-feira, dia 19
Mais de 5 milhões de eleitores têm até 19 de maio para regularizar o título e evitar o cancelamento. Ação é simples e gratuita.
Fachada da sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ouvir a notícia:
Prazo para regularizar título de eleitor termina na próxima segunda-feira, dia 19
Ouvir a notícia
Prazo para regularizar título de eleitor termina na próxima segunda-feira, dia 19 - Prazo para regularizar título de eleitor termina na próxima segunda-feira, dia 19
O prazo para regularizar o título de eleitor e evitar o cancelamento termina na próxima segunda-feira, 19 de maio. Até o momento, 145.714 eleitores já regularizaram sua situação na Justiça Eleitoral. Contudo, mais de 5 milhões de pessoas ainda estão com pendências e podem ter o título cancelado.
Os eleitores considerados faltosos são aqueles que não votaram nos últimos três pleitos, não justificaram a ausência ou não pagaram a multa. Para regularizar a situação, o procedimento é simples e pode ser feito pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo aplicativo e-Título ou diretamente nos cartórios eleitorais.
Como Regularizar
Para evitar complicações, os eleitores devem verificar se estão na lista de títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser realizado apenas em canais oficiais da Justiça Eleitoral para evitar fraudes. O pagamento das multas deve ser feito até o dia 19 de maio. Após essa data, o processo se torna mais complexo, exigindo documentos adicionais, como comprovante de endereço.
Caso o título seja cancelado, o cidadão ficará impedido de votar e poderá enfrentar dificuldades para acessar serviços públicos essenciais. O TSE alerta que a regularização é fundamental para garantir os direitos eleitorais e o acesso a serviços básicos.
Consequências do Cancelamento
Além de perder o direito de votar, quem não regularizar o título pode enfrentar restrições em diversas áreas. O TSE recomenda que os eleitores que não têm condições financeiras para pagar a multa solicitem a isenção ao juiz eleitoral, apresentando justificativa. O registro da quitação da dívida ocorre automaticamente após o pagamento, facilitando a regularização da situação eleitoral.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.