17 de mai 2025
Eduardo del Castillo é escolhido candidato presidencial do MAS para eleições de agosto na Bolívia
Eduardo del Castillo é o novo candidato presidencial do MAS após a desistência de Luis Arce, em meio a uma crise econômica na Bolívia.
O Palácio Quemado, em La Paz, na Bolívia, sede do governo (Foto: Marcelo Perez del Carpio/Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Eduardo del Castillo é escolhido candidato presidencial do MAS para eleições de agosto na Bolívia
Ouvir a notícia
Eduardo del Castillo é escolhido candidato presidencial do MAS para eleições de agosto na Bolívia - Eduardo del Castillo é escolhido candidato presidencial do MAS para eleições de agosto na Bolívia
O Movimento ao Socialismo (MAS), partido que governa a Bolívia, anunciou na sexta-feira, 17 de maio, a candidatura de Eduardo del Castillo, atual ministro do Governo, para as eleições presidenciais marcadas para 17 de agosto. A decisão ocorreu após Luis Arce desistir de buscar a reeleição em meio a uma grave crise econômica que resultou em protestos e queda de popularidade.
O anúncio foi feito por Grover García, principal dirigente do MAS, durante um comício na praça principal de La Paz, em frente ao Palácio Presidencial Quemado. García afirmou: “Após um processo de consulta às nossas organizações sociais, apresentamos o colega Eduardo del Castillo como nosso candidato presidencial.” Del Castillo, advogado de 36 anos, expressou gratidão pela confiança do partido e anunciou sua demissão do cargo de ministro.
Candidaturas e Desdobramentos
O MAS deve registrar a candidatura de Del Castillo e as de senadores e deputados no Tribunal Supremo Eleitoral até segunda-feira, 19 de maio. Com a escolha de Del Castillo, a esquerda boliviana agora conta com três pré-candidaturas. Além dele, estão o presidente do Senado, Andrónico Rodríguez, e o ex-presidente Evo Morales, que já teve sua candidatura invalidada, mas ainda busca registro.
Entre os pré-candidatos da oposição, destacam-se o empresário Samuel Doria Medina e o ex-presidente Jorge Quiroga, que estão bem posicionados nas pesquisas eleitorais. A escolha de Del Castillo representa uma nova fase para o MAS, que enfrenta desafios significativos em um cenário político conturbado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.