22 de jan 2025
Governo do Rio fecha sete ferros-velhos irregulares em operação de fiscalização
A Operação Desmonte interditou sete ferros velhos em Itaboraí, sem licença. Dois estabelecimentos foram indiciados por crime ambiental; um proprietário foi detido. A ação é a primeira de 2025, com foco em regularizar o setor de desmontagem. Equipes encontraram automóveis que despejavam óleo no solo, configurando crime. Desde agosto de 2023, foram 41 operações, resultando em 93 ferros velhos interditados.
Agentes da força-tarefa em um dos ferros-velhos interditados (Foto: Divulgação/Detran)
Ouvir a notícia:
Governo do Rio fecha sete ferros-velhos irregulares em operação de fiscalização
Ouvir a notícia
Governo do Rio fecha sete ferros-velhos irregulares em operação de fiscalização - Governo do Rio fecha sete ferros-velhos irregulares em operação de fiscalização
Nesta quarta-feira, a força-tarefa do governo do estado, responsável pela Operação Desmonte, interditou sete ferros-velhos irregulares em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As empresas não possuíam licença para operar e a ação marca a primeira operação da força-tarefa em 2025. Dois dos estabelecimentos foram indiciados por crime ambiental, e um dos proprietários foi levado à 71ª DP para prestar esclarecimentos.
A força-tarefa, coordenada pela Diretoria Geral de Atividades de Desmontagem do Detran, conta com a participação das polícias Civil e Militar, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria de Estado de Fazenda e do Corpo de Bombeiros. Durante a fiscalização, foram encontrados automóveis desmontados que estavam lançando óleo de motor diretamente no solo, configurando crime ambiental. Todo o material apreendido foi enviado para empresas de reciclagem cadastradas.
Os proprietários dos demais ferros-velhos interditados receberam um prazo de 30 dias para apresentar notas fiscais que comprovem a procedência lícita do material à venda. Caso não consigam, as peças e sucatas também serão apreendidas. Luiz Alberto Moreira Coelho, diretor-geral do Detran, afirmou que o objetivo é intensificar as ações na capital e aumentar a frequência das operações no interior do estado.
Desde o início da Operação Desmonte, em agosto de 2023, foram realizadas 41 operações de fiscalização, resultando na interdição de 93 ferros-velhos. Até o momento, 66 empresas foram credenciadas pelo Detran para operar dentro da legalidade, e o número de comerciantes buscando licenciamento triplicou em um ano.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.