12 de fev 2025
AGU notifica Meta e exige remoção de vídeo falso de Alckmin em 24 horas
A Advocacia Geral da União notificou a Meta para remover vídeo falso de Alckmin. O vídeo foi manipulado por inteligência artificial e apresenta conteúdo enganoso. A Meta tem 24 horas para excluir ou marcar o vídeo como alterado. O não cumprimento pode resultar em responsabilização da empresa pela AGU. A AGU intensifica ações contra fake news, como no caso do TikTok em janeiro.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (Foto: Bruno Peres / Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
AGU notifica Meta e exige remoção de vídeo falso de Alckmin em 24 horas
Ouvir a notícia
AGU notifica Meta e exige remoção de vídeo falso de Alckmin em 24 horas - AGU notifica Meta e exige remoção de vídeo falso de Alckmin em 24 horas
A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta, controladora do Facebook e Instagram, nesta quarta-feira, 12, para que remova um vídeo com uma falsa entrevista do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). A notificação exige que a empresa exclua a publicação manipulada por inteligência artificial em um prazo de 24 horas. Caso não o faça, a Meta deve, ao menos, rotular o vídeo com a mensagem: "O vídeo foi gerado por inteligência artificial — conteúdo alterado ou sintético".
O documento foi apresentado pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, que alerta que a não remoção do conteúdo pode resultar em responsabilização da Meta, uma vez que a empresa foi informada sobre a natureza ilícita do material. A AGU tem utilizado notificações extrajudiciais como uma estratégia para combater a disseminação de fake news nas redes sociais.
Em janeiro, a AGU já havia atuado de forma semelhante, levando o TikTok a deletar um vídeo manipulado por inteligência artificial que apresentava declarações falsas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), sobre "taxação de pobres" e "impostos do cachorrinho de estimação". Essa ação reflete a crescente preocupação das autoridades com a desinformação nas plataformas digitais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.