Política

Trump suspende verbas federais e gera caos na comunidade científica dos EUA

Em 27 de janeiro, Trump suspendeu subsídios e empréstimos federais, causando caos. Juiz bloqueou temporariamente a ordem, mas universidades já suspenderam gastos. A falta de clareza sobre o congelamento afeta US$ 200 bilhões em pesquisa. Cientistas organizam protestos e alertam sobre danos ao ecossistema científico. A ordem é contestada judicialmente por violar a Constituição dos EUA.

A administração do presidente Trump provocou um alvoroço em 27 de janeiro ao suspender o financiamento federal de subsídios e empréstimos. (Foto: Joe Raedle/Getty)

A administração do presidente Trump provocou um alvoroço em 27 de janeiro ao suspender o financiamento federal de subsídios e empréstimos. (Foto: Joe Raedle/Getty)

Ouvir a notícia

Trump suspende verbas federais e gera caos na comunidade científica dos EUA - Trump suspende verbas federais e gera caos na comunidade científica dos EUA

0:000:00

A administração do presidente Trump gerou grande alvoroço ao suspender, em 27 de janeiro, todos os subsídios e empréstimos federais. Um juiz federal em Washington, D.C., bloqueou temporariamente a ordem, mas muitas universidades dos EUA já orientaram seus professores a não utilizarem recursos de subvenções federais para viagens e novos projetos de pesquisa. Um memorando subsequente da administração tentou esclarecer o que está coberto pela suspensão, mas não trouxe informações específicas sobre o financiamento científico, deixando os pesquisadores ainda mais confusos.

John Holdren, ex-assessor científico do presidente Barack Obama, alertou que a interrupção pode ter consequências incalculáveis. A ordem é apenas a mais recente de uma série de diretrizes da Casa Branca que têm causado caos na comunidade científica dos EUA, incluindo a instrução ao CDC para interromper a comunicação com a Organização Mundial da Saúde e a remoção de conteúdos sobre diversidade de sites federais. Além disso, agências como o NIH e a NSF suspenderam reuniões de avaliação de subsídios.

Cientistas se mobilizaram rapidamente, organizando um protesto na Casa Branca e incentivando ligações para representantes eleitos em busca de apoio para reverter a suspensão. Carole LaBonne, bióloga do desenvolvimento, expressou preocupação com os efeitos a longo prazo das ações da administração, afirmando que "destruir o maior ecossistema científico do mundo será muito mais fácil do que reconstruí-lo".

O memorando da OMB detalhou que a pausa se aplica a todas as atividades relacionadas à distribuição de assistência financeira federal, destacando gastos com ajuda externa, organizações não governamentais e programas de diversidade. Especialistas em direito administrativo contestaram a legalidade da ordem, afirmando que apenas o Congresso tem o poder de aprovar fundos. A falta de clareza sobre quais partes dos US$ 200 bilhões anuais em pesquisa e desenvolvimento seriam afetadas levou muitas universidades a congelar seus próprios financiamentos. A Universidade de Chicago já informou seus professores sobre a necessidade de suspender gastos com subsídios federais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela