01 de fev 2025
José Múcio busca sucessor para o Ministério da Defesa em meio a desafios políticos
José Múcio apresentou opções de substituição ao presidente Lula para o Ministério da Defesa. Alexandre Padilha é o nome mais cotado, mas enfrenta resistência do PT paulista. Kátia Abreu, ex ministra, recusou o convite e atualmente está na iniciativa privada. Múcio acredita que Geraldo Alckmin seria o ideal, mas ele não demonstra interesse. A escolha do novo ministro envolve influência política e blindagem contra ataques da esquerda.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro (Foto: Antônio Oliveira/Ministério da Defesa/Divulgação)
Ouvir a notícia:
José Múcio busca sucessor para o Ministério da Defesa em meio a desafios políticos
Ouvir a notícia
José Múcio busca sucessor para o Ministério da Defesa em meio a desafios políticos - José Múcio busca sucessor para o Ministério da Defesa em meio a desafios políticos
José Múcio apresentou recentemente ao presidente Lula alguns nomes para substituir o atual ministro da Defesa. O petista Alexandre Padilha, que atualmente lidera a articulação política do governo, é o favorito para o cargo. Contudo, o PT paulista defende que Padilha permaneça na Saúde, o que complica sua possível transferência.
Outra opção considerada por Múcio foi a ex-ministra Kátia Abreu, que atualmente atua no setor privado. No entanto, ela recusou o convite, afirmando que o nome mais adequado para a Defesa seria o do vice-presidente Geraldo Alckmin. Para assumir a pasta, segundo interlocutores de Múcio, é necessário ter influência junto a Lula e ao ministro Fernando Haddad, além de uma proteção contra críticas da esquerda.
Alckmin, como vice-presidente, possui essas características, mas não demonstra interesse em assumir a Defesa. Além disso, ele foi mencionado como um potencial candidato ao governo de São Paulo, e acredita que aceitar o cargo na Defesa poderia prejudicar sua visibilidade política, uma vez que a área militar não é vista como um atrativo nas eleições.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.