Política

Lula sugere evitar produtos caros e gera memes; Mara Gabrilli critica a declaração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que a população evite produtos caros. A declaração gerou memes e críticas nas redes sociais, refletindo descontentamento. A senadora Mara Gabrilli criticou Lula, alegando que ele transfere a culpa ao consumidor. Gabrilli alertou sobre a substituição de alimentos saudáveis por ultraprocessados. A fala de Lula contradiz promessas de campanha sobre a redução dos preços dos alimentos.

(Foto: Reprodução/Redes sociais/@anticoletivista)

(Foto: Reprodução/Redes sociais/@anticoletivista)

Ouvir a notícia

Lula sugere evitar produtos caros e gera memes; Mara Gabrilli critica a declaração - Lula sugere evitar produtos caros e gera memes; Mara Gabrilli critica a declaração

0:000:00

Após a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o preço dos alimentos, sugerindo que a população evite comprar produtos caros, as redes sociais foram inundadas por memes e piadas. A afirmação, considerada infeliz em meio à alta inflação, ocorreu durante uma entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, na Bahia, no dia 6 de fevereiro. Lula afirmou: “Se todo mundo tiver a consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter de baixar para vender, porque, senão, vai estragar”.

Internautas e políticos de oposição criticaram a proposta, criando conteúdos humorísticos. Uma das publicações mostrava uma mulher em um supermercado vazio, com a legenda “eu escolhendo apenas os produtos baratos no governo Lula”. A ex-candidata à Prefeitura de São Paulo, Marina Helena, ironizou a situação ao publicar uma imagem de Lula com a frase: “prometeu picanha, entregou jejum intermitente”. Além disso, um vídeo satirizava o aumento do preço do café, mostrando uma pessoa preparando a bebida com balas sabor café.

A declaração de Lula também foi utilizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para criticar o governo, fazendo uma montagem com a frase de um personagem da série "Todo mundo odeia o Chris". A oposição tem explorado o tema dos alimentos, destacando que, durante o governo de Jair Bolsonaro, os preços dos alimentos aumentaram em média 57%, enquanto a inflação geral foi de 30%. Nos primeiros dois anos do terceiro mandato de Lula, a inflação dos alimentos atingiu 7,6%.

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) também criticou a fala de Lula, afirmando que ela transfere a responsabilidade do Estado para o consumidor. Gabrilli destacou que a sugestão do presidente pode levar à substituição de alimentos frescos por ultraprocessados, que são mais acessíveis, mas prejudiciais à saúde. Ela afirmou: “É um desserviço à população querer normalizar que a melhor alimentação é a mais barata”, ressaltando a importância de uma alimentação saudável para as crianças.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela