21 de fev 2025
Silveira promete solução rápida para impasse da usina nuclear Angra 3
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, promete solução rápida para Angra 3. Ministérios da Casa Civil e da Fazenda pedem adiamento sobre tarifas de energia. Decisão aguarda julgamento do STF sobre a participação da União na Eletrobras. O custo para concluir Angra 3 é estimado em R$ 21 bilhões, segundo Silveira. Deputado Julio Lopes busca acelerar decisões do CNPE sobre a usina nuclear.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (Foto: Tauan Alencar/MME/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Silveira promete solução rápida para impasse da usina nuclear Angra 3
Ouvir a notícia
Silveira promete solução rápida para impasse da usina nuclear Angra 3 - Silveira promete solução rápida para impasse da usina nuclear Angra 3
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que buscará uma solução rápida para a situação da usina nuclear de Angra 3, conforme relatou o deputado Julio Lopes (PP-RJ) após reunião. Na última terça-feira, os ministérios da Casa Civil e da Fazenda solicitaram um novo adiamento na decisão sobre a tarifa de energia da usina, alegando a necessidade de aguardar o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a participação da União no conselho da Eletrobras.
Esse julgamento, agendado para 6 de março, é crucial para a administração da Eletrobras decidir se continuará investindo na Eletronuclear, responsável pelas usinas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O pedido de adiamento foi uma nova derrota para Silveira, que defende a retomada das obras de Angra 3, com um custo estimado em R$ 21 bilhões.
Julio Lopes, que preside a Frente Parlamentar de Energia Nuclear, planeja se reunir com os ministros Rui Costa e Fernando Haddad para solicitar a aceleração da decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) sobre a usina. A pressão por uma solução se intensifica à medida que a indefinição sobre o futuro de Angra 3 persiste.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.