Política

Eduardo Bolsonaro promove enquete sobre exílio nos EUA em meio a críticas a Moraes

Eduardo Bolsonaro enfrenta críticas por declarações contra Alexandre de Moraes. Enquete revela que 70,5% apoiam seu exílio nos EUA para "lutar" contra o Brasil. PGR analisa confisco de passaporte após denúncias de crimes contra a soberania. Carlos Bolsonaro critica falta de apoio de políticos da direita ao irmão Eduardo. Eduardo promove narrativa de "ditadura" no Brasil, atacando opositores no exterior.

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (Foto: Fernando Bizerra/EFE)

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (Foto: Fernando Bizerra/EFE)

Ouvir a notícia

Eduardo Bolsonaro promove enquete sobre exílio nos EUA em meio a críticas a Moraes - Eduardo Bolsonaro promove enquete sobre exílio nos EUA em meio a críticas a Moraes

0:000:00

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) republicou uma enquete do influenciador Paulo Figueiredo em seu perfil no X, questionando se ele deve se “exilar” nos Estados Unidos para “lutar” contra o que considera um “regime brasileiro”. A enquete, publicada no domingo, recebeu mais de 30.000 votos até a tarde de segunda-feira, com 70,5% dos participantes favoráveis à permanência de Eduardo nos EUA. As críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, têm aumentado, especialmente após acusações de que Eduardo estaria usando suas relações internacionais para atacar a democracia brasileira.

Eduardo também se manifestou sobre a vitória do filme Ainda Estou Aqui, que ganhou o Oscar de melhor filme internacional. Em sua declaração, ele criticou a falta de posicionamento do clã Bolsonaro sobre a premiação e atacou Moraes, afirmando que “insurgir-se contra uma ditadura inexistente é fácil”. Ele fez referência às prisões de bolsonaristas após os eventos de 8 de janeiro de 2023, defendendo que a verdadeira ditadura está em curso no Brasil. Eduardo prometeu que Moraes “pagará” por suas ações, destacando a coragem necessária para enfrentar a situação.

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) criticou o silêncio de outros políticos da direita sobre a crise envolvendo o passaporte de Eduardo. Ele expressou sua insatisfação com a falta de apoio a seu irmão, que enfrenta “perseguições” da Justiça. Carlos usou ironia ao se referir a candidatos que buscam votos bolsonaristas, mas não se comprometem com pautas relacionadas à defesa de Jair Bolsonaro e à ofensiva contra o STF. A situação é tensa, com internautas criticando a falta de apoio de figuras do PL e de outros partidos.

Atualmente, Moraes analisa uma ação para apreender o passaporte de Eduardo, com base em uma denúncia do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) e outros petistas, que alegam que Eduardo comete “crimes contra a soberania nacional”. Considerado o “articulador internacional” do clã Bolsonaro, Eduardo tem participado de eventos fora do Brasil, buscando aproximação com partidos de direita radical. Recentemente, ele tem dado entrevistas à imprensa internacional, se apresentando como vítima de perseguição e aumentando sua presença nas redes sociais em inglês.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela