10 de mar 2025
Governo federal anuncia decreto para regulamentar a nova Lei do RenovaBio
O governo brasileiro sancionou lei que altera a Política Nacional de Biocombustíveis. Decreto do Ministério de Minas e Energia endurece penalidades para distribuidoras. Distribuidoras que não cumprirem metas não poderão comprar combustíveis. RenovaBio visa expandir biocombustíveis e reduzir emissões de gases poluentes. Lei inclui produtores independentes, promovendo justiça nas receitas de créditos.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Governo federal anuncia decreto para regulamentar a nova Lei do RenovaBio
Ouvir a notícia
Governo federal anuncia decreto para regulamentar a nova Lei do RenovaBio - Governo federal anuncia decreto para regulamentar a nova Lei do RenovaBio
O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou, nesta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2024, que o governo federal editará um decreto regulamentador da lei sancionada no final de 2023, que modificou as regras da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). A nova legislação prevê o endurecimento das penalidades para distribuidoras que não cumprirem as metas do programa, além de proibir a compra de combustíveis por aquelas que descumprirem os mandatos de biocombustíveis, que incluem a mistura obrigatória ao diesel.
No mês passado, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) anunciou uma operação conjunta entre órgãos do governo para combater fraudes na mistura obrigatória do biodiesel ao diesel, atualmente na proporção de 14%. A mistura de 15% foi adiada. O RenovaBio tem como objetivo expandir a produção de biocombustíveis no Brasil e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
A lei sancionada no final do ano passado também incluiu os produtores independentes de cana-de-açúcar e outras biomassas na produção de biocombustíveis. De acordo com o MME, o decreto regulamentador visa garantir uma “repartição justa” das receitas dos créditos de descarbonização (CBIOs) entre os produtores. O ministro Alexandre Silveira destacou que “esse decreto fortalece o RenovaBio e garante que os benefícios do programa cheguem a toda a cadeia produtiva” durante uma reunião com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.