21 de mar 2025
Suprema Corte de Israel suspende demissão do chefe do Shin Bet por Netanyahu
Suprema Corte de Israel suspende demissão do chefe do Shin Bet, Ronen Bar, em meio a tensões políticas e investigações sobre vazamentos.
O chefe da agência de inteligência e segurança interna Shin Bet, Ronen Bar. (Foto: Gil Cohen-Magen/AFP)
Ouvir a notícia:
Suprema Corte de Israel suspende demissão do chefe do Shin Bet por Netanyahu
Ouvir a notícia
Suprema Corte de Israel suspende demissão do chefe do Shin Bet por Netanyahu - Suprema Corte de Israel suspende demissão do chefe do Shin Bet por Netanyahu
A Suprema Corte de Israel concedeu uma liminar temporária nesta sexta-feira, 21, suspendendo a decisão do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de demitir o chefe da Shin Bet, Ronen Bar. A ordem foi emitida após o gabinete de Netanyahu votar pela demissão de Bar, que deveria ocorrer até 10 de abril. A liminar permanecerá válida até que o tribunal analise as petições apresentadas pela oposição.
A procuradora-geral de Israel, Gali Baharav-Miara, declarou que Netanyahu está impedido de nomear um novo chefe para a agência de inteligência ou realizar entrevistas para o cargo. Em resposta, o ministro das Comunicações, Shlomo Karhi, afirmou que os juízes não têm autoridade para interferir nas decisões do governo, insistindo que Bar deixará o cargo conforme planejado.
A demissão de Bar evidencia as tensões entre Netanyahu e figuras tradicionais da segurança em Israel, especialmente em meio à investigação do Shin Bet sobre assessores do premiê por supostos vazamentos de informações. Bar alegou que sua demissão foi motivada por "interesses pessoais" de Netanyahu, referindo-se a uma investigação sobre o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.
Netanyahu justificou a demissão ao afirmar que Bar tinha uma abordagem "branda" em relação à segurança de Israel e insinuou que ele estava envolvido em vazamentos. Membros da coalizão ultrarreligiosa que apoia o governo exigiram a demissão de Bar, considerando sua postura uma desvalorização do primeiro-ministro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.