Política

Netanyahu recua e mantém Ronen Bar no comando da segurança interna de Israel

Governo Netanyahu evita análise judicial ao recuar da demissão do diretor do Shin Bet, após críticas e renúncia anunciada.

O chefe da agência de segurança de Israel, Ronen Bar, durante cerimônia em memória às vítimas do ataque do Hamas (Foto: Gil Cohen-Magen/Reuters)

O chefe da agência de segurança de Israel, Ronen Bar, durante cerimônia em memória às vítimas do ataque do Hamas (Foto: Gil Cohen-Magen/Reuters)

Ouvir a notícia

Netanyahu recua e mantém Ronen Bar no comando da segurança interna de Israel - Netanyahu recua e mantém Ronen Bar no comando da segurança interna de Israel

0:000:00

O governo do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu recuou, nesta terça-feira (29), da decisão de destituir o diretor da agência de segurança interna de Israel, Ronen Bar. A reversão ocorreu um dia após Bar anunciar sua renúncia, marcada para 15 de junho. A medida é interpretada como uma estratégia para evitar uma análise judicial pela Suprema Corte, que havia bloqueado a destituição.

Um documento do governo apresentado ao tribunal afirma que os recursos contra a demissão "já não têm razão de ser". A ONG Movimento por um Governo de Qualidade criticou a manobra, chamando-a de "truque cínico e transparente". A organização afirmou que não permitirá que Netanyahu evite uma decisão judicial por meio de "manobras táticas".

Críticas e Consequências

A demissão de Bar, anunciada em 20 de março, foi a primeira vez na história de Israel que um governo dispensou o líder do Shin Bet. As semanas seguintes foram marcadas por críticas à coalizão ultradireitista de Netanyahu, que enfrentou pressão de membros da segurança e de famílias de reféns na Faixa de Gaza.

Netanyahu havia declarado que perdeu a confiança em Bar, que se opôs a pedidos do governo, incluindo a espionagem de manifestantes. A controvérsia se intensificou após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, considerado a pior falha de segurança em Israel.

Futuro do Shin Bet

Segundo o jornal Haaretz, Netanyahu continua a entrevistar candidatos para o cargo de diretor do Shin Bet e deve anunciar um substituto em breve. A resolução do governo indica que o primeiro-ministro acredita que Bar deve concluir seu mandato de forma respeitosa. Contudo, a nomeação de um novo diretor está suspensa até que a renúncia de Bar se concretize.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela