Política

Conflito entre governo e Shin Bet se intensifica após prisão de agente de segurança

Ministros israelenses intensificam ataques ao chefe da Shin Bet, Ronen Bar, após prisão de agente por vazamento de informações. A crise se agrava.

Uma foto tirada em 3 de julho de 2017 em Meautis mostra a linha de produção de uma planta da cooperativa agrícola francesa na indústria de laticínios 'Les Maitres laitiers du Cotentin'. A planta fabrica produtos lácteos destinados ao mercado da China. (Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP via Getty Images)

Uma foto tirada em 3 de julho de 2017 em Meautis mostra a linha de produção de uma planta da cooperativa agrícola francesa na indústria de laticínios 'Les Maitres laitiers du Cotentin'. A planta fabrica produtos lácteos destinados ao mercado da China. (Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP via Getty Images)

Ouvir a notícia

Conflito entre governo e Shin Bet se intensifica após prisão de agente de segurança - Conflito entre governo e Shin Bet se intensifica após prisão de agente de segurança

0:000:00

O governo israelense intensificou as críticas ao chefe da Agência de Segurança de Israel (Shin Bet), Ronen Bar, após a prisão de um agente por vazamento de informações confidenciais. O agente, cuja identidade não foi revelada, foi detido na quarta-feira passada sob suspeita de repassar dados a partes não autorizadas. A situação se agrava em meio à crise política e à pressão sobre Bar, que anunciou sua intenção de renunciar.

Ministros do governo acusam Bar de conduzir investigações politicamente motivadas para descreditar a administração. O descontentamento aumentou após o escândalo conhecido como QatarGate, que envolve aliados do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A Shin Bet confirmou o vazamento e informou que mais de vinte investigações relacionadas a vazamentos de informações estão em andamento desde o início da guerra em Gaza.

O advogado do agente detido defendeu que as informações que ele compartilhou eram de grande importância pública e não representavam risco à segurança. O ministro Amichai Chikli, que recebeu os dados, elogiou o agente como um herói, afirmando que Bar estava espionando um ministro em exercício. Críticos, incluindo o líder da oposição, Yair Lapid, afirmam que as ações contra Bar são uma tentativa de silenciar investigações sobre corrupção.

A situação se complica com a decisão do governo de demitir Bar, que foi suspensa pelo Supremo Tribunal de Justiça de Israel. O partido de Netanyahu descreveu o agente como um delator, enquanto Bar recebeu apoio da oposição, que considera as investigações uma ameaça à segurança do país. As tensões políticas e as acusações de manipulação continuam a marcar o cenário atual em Israel.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela